Aula sobre Variacoes Linguisticas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A variação linguística é inevitável e ocorre em todas as línguas, incluindo a língua inglesa. É importante entender que não existe certo ou errado na forma como diferentes grupos de pessoas falam a mesma língua. A variação linguística é influenciada pela geografia, idade, gênero, classe social, entre outras características culturais.

Nesta atividade, os alunos vão explorar a variação linguística na língua inglesa através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles criarão um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias, visando entender de forma mais profunda e contextualizada o tema.


  1. Etapa 1 - Preparação em casa (antes do dia da atividade)

    Os alunos vão assistir a um vídeo sobre variação linguística e responder a algumas perguntas relacionadas ao tema. O vídeo deve ter no máximo 15 minutos e ser fornecido previamente pelo professor. Pode abordar, por exemplo, diferentes artistas cantando a mesma música com diferentes sotaques, ou ainda uma discussão sobre como diferentes personagens falam em uma série de TV.

  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Introduza o conceito de variação linguística na língua inglesa com exemplos do cotidiano dos alunos. Retome exemplos presentes no vídeo disponibilizado previamente.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos vão trabalhar em grupos para criar um mapa conceitual, com uma ideia central e 8 sub-ideias.

  4. Etapa 4 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo vai apresentar o mapa conceitual criado e destacar as ideias principais e as sub-ideias. Professor, incentive a discussão em sala de aula sobre as diferentes variações linguísticas apresentadas.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Entregue exercícios em que os alunos vão identificar variações linguísticas na língua inglesa em diferentes contextos, como músicas, filmes e séries de TV. Eles devem escrever um pequeno parágrafo sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final com os alunos, incentivando-os a compartilhar suas opiniões sobre a variação linguística na língua inglesa. Reforce também a importância de respeitar as diferentes formas de falar a língua.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Solicite uma tarefa de casa, em que os alunos devem criar um pequeno vídeo mostrando diferentes variações linguísticas na língua inglesa. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.

    Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de explorar modos de falar em língua inglesa e refutar preconceitos;
  • Incentivar a criatividade dos alunos no uso de recursos digitais para a criação de um mapa conceitual e um vídeo sobre variação linguística;
  • Estimular a interação e a troca de ideias entre os alunos e fomentar uma reflexão crítica sobre a importância de respeitar a variação linguística.

Critérios de avaliação

  • Participação em sala de aula e colaboração em atividades em grupo;
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelo grupo de alunos;
  • Identificação correta de variações linguísticas em diferentes contextos;
  • Criação de um vídeo criativo e contextualizado sobre variação linguística;
  • Demonstrar a habilidade de refutar estereótipos e preconceitos relacionados à variação linguística.

Ações do professor

  • Criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e respeitoso;
  • Apresentar exemplos práticos e contextuais relacionados ao tema;
  • Incentivar a participação e o diálogo entre os alunos;
  • Aplicar de forma adequada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida;
  • Propor atividades variadas e criativas que estimulem o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir e refletir sobre o vídeo sobre variação linguística, respondendo a perguntas;
  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual sobre variação linguística na língua inglesa;
  • Identificar variações linguísticas em diferentes contextos e contextos culturais;
  • Criar um vídeo criativo e contextualizado sobre variação linguística;
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula e respeitar as diferentes formas de falar a língua inglesa.