Aula sobre Verb To Be Simple Present 3rd Person Presente Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O verbo "to be" é um dos verbos mais importantes da língua inglesa. Ele é fundamental na formação de frases simples e complexas, é utilizado para descrever características físicas e emocionais de pessoas e objetos, e também é utilizado para identificar objetos e pessoas. Nesta atividade será trabalhado especificamente o Presente Simples na terceira pessoa do singular, e será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. O objetivo é que os alunos sejam capazes de desenvolver habilidades em escrita e compreensão oral em inglês.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie com uma breve revisão dos verbos to be na primeira e segunda pessoas.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente uma situação curiosa ou engraçada utilizando o Present Simple na terceira pessoa do singular. Por exemplo, "The cat is lazy, it sleeps all day." Em seguida, disponibilize uma lista de verbos, pedindo que os alunos utilizem um verbo de cada vez para formar frases no Present Simple na terceira pessoa do singular sobre o mesmo tema.

  3. Etapa 3 - Exercícios

    Entregue uma folha de exercícios para cada aluno com frases no Present Simple na terceira pessoa do singular. Os estudantes devem completar as frases com as formas corretas do verbo "to be".

  4. Etapa 4 - Trabalho em Grupo

    Divida a turma em grupos de três a quatro estudantes e peça que escolham um objeto em comum para descrever utilizando o verbo "to be" no Present Simple na terceira pessoa do singular. Eles devem registrar a descrição em um papel ou no tablet.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar os seus trabalhos para a turma. Os demais alunos devem avaliar os trabalhos apresentados, utilizando um template de avaliação por pares, que tenha os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. A escala de notas deve ser de 1 a 5.

  6. Etapa 6 - Correção das Avaliações

    Corrija as avaliações e forneça feedback aos estudantes, incentivando-os a se concentrar nos pontos fortes e fracos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver vocabulário e estruturas na língua inglesa
  • Desenvolver habilidades de escrita e conversação em inglês
  • Encorajar o trabalho em grupo e a colaboração
  • Desenvolver habilidades de avaliação e feedback

Critérios de avaliação

  • Uso correto do verb to be e do simple present na terceira pessoa.
  • Organização do grupo
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Revisar os verbos to be na primeira e segunda pessoa e introduzir o present simple na terceira pessoa.
  • Disponibilizar uma lista de exercícios sobre present simple na terceira pessoa.
  • Encorajar o trabalho em grupo
  • Fornecer feedback para os alunos
  • Corrigir erros

Ações do aluno

  • Realizar lista de exercícios sobre present simple na terceira pessoa.
  • Trabalhar em grupo e apresentar para a turma.
  • Fornecer feedback construtivo
  • Corrigir os erros uns dos outros.