Aula sobre Verb To Be Simple Present 3rd Person Presente Simples
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O objetivo é que os alunos possam entender e desenvolver todos os subtópicos relacionados ao assunto e que possam, ao final da aula, planejar seus próprios textos em função do contexto, público, finalidade, layout e suporte. Você pode contextualizar o tema mostrando situações cotidianas em que o verbo to be é utilizado, como em músicas, séries, filmes ou até mesmo em conversas no dia a dia.
Etapa 1 - Entender
Inicie apresentando aos alunos o verbo to be na terceira pessoa do presente. Em seguida, solicite que os alunos leiam e copiem o conteúdo no caderno. Faça algumas perguntas aos alunos, para verificar se eles entenderam o conteúdo.Exemplo: "What's the verb to be in the 3rd person singular?", "When do we use the verb to be in the 3rd person singular?".
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos deverão formular no mínimo 5 frases utilizando o verbo to be na terceira pessoa do presente. Em seguida, deverão trocar as frases com um colega e corrigir possíveis erros.Exemplo: "He is a doctor", "She is happy".
Etapa 3 - Decidir
Os alunos deverão discutir em grupo e escolher uma das frases que eles elaboraram na etapa anterior e justificar por que a escolheram. Em seguida, deverão descrever o contexto em que a frase pode ser utilizada.Exemplo: "He is a doctor" - esta frase pode ser utilizada quando se apresenta uma pessoa que é médico.
Etapa 4 - Prototipar
Ainda em grupos, os alunos deverão desenhar uma imagem que represente o contexto da frase escolhida na etapa anterior. Em seguida, deverão descrever a imagem e explicar por que a escolheram.Exemplo: "He is a doctor" - a imagem pode ser um médico examinando um paciente.
Etapa 5 - Testar
Os grupos deverão apresentar a frase, o contexto e a imagem para os colegas e pedir feedbacks sobre a qualidade da apresentação. Em seguida, deverão fazer ajustes. Dê feedback aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto, público, finalidade, layout e suporte.
- Promover a colaboração e trabalho em equipe.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem ativo e participativo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Correção gramatical na utilização do verbo to be na terceira pessoa do presente.
- Criatividade na elaboração de frases e desenhos.
- Coerência entre a frase, o contexto e a imagem apresentados.
- Habilidade de apresentação e feedbacks.
Ações do professor
- Oferecer uma contextualização adequada ao tema.
- Explicar a metodologia Design Sprint e como será aplicada na aula.
- Orientar os alunos em cada etapa da metodologia.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Escrever e formular frases utilizando o verbo to be na terceira pessoa do presente.
- Discutir e tomar decisões em grupo.
- Desenhar e prototipar uma imagem relacionada ao contexto da frase escolhida.
- Apresentar a frase, o contexto e a imagem para os colegas e pedir feedbacks.
- Corrigir possíveis erros nas frases dos colegas.