Aula sobre Verb To Be Simple Present 3rd Person Presente Simples

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O verb to be na terceira pessoa do presente é um dos primeiros conteúdos do ensino de inglês. Ele é utilizado constantemente para descrever pessoas e também para apresentar informações pessoais. Esta atividade irá trabalhar com o verbo to be na terceira pessoa e a metodologia aplicada será o Design Sprint.

O objetivo é que os alunos possam entender e desenvolver todos os subtópicos relacionados ao assunto e que possam, ao final da aula, planejar seus próprios textos em função do contexto, público, finalidade, layout e suporte. Você pode contextualizar o tema mostrando situações cotidianas em que o verbo to be é utilizado, como em músicas, séries, filmes ou até mesmo em conversas no dia a dia.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie apresentando aos alunos o verbo to be na terceira pessoa do presente. Em seguida, solicite que os alunos leiam e copiem o conteúdo no caderno. Faça algumas perguntas aos alunos, para verificar se eles entenderam o conteúdo.

    Exemplo: "What's the verb to be in the 3rd person singular?", "When do we use the verb to be in the 3rd person singular?".


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão formular no mínimo 5 frases utilizando o verbo to be na terceira pessoa do presente. Em seguida, deverão trocar as frases com um colega e corrigir possíveis erros.

    Exemplo: "He is a doctor", "She is happy".


  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão discutir em grupo e escolher uma das frases que eles elaboraram na etapa anterior e justificar por que a escolheram. Em seguida, deverão descrever o contexto em que a frase pode ser utilizada.

    Exemplo: "He is a doctor" - esta frase pode ser utilizada quando se apresenta uma pessoa que é médico.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Ainda em grupos, os alunos deverão desenhar uma imagem que represente o contexto da frase escolhida na etapa anterior. Em seguida, deverão descrever a imagem e explicar por que a escolheram.

    Exemplo: "He is a doctor" - a imagem pode ser um médico examinando um paciente.


  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar a frase, o contexto e a imagem para os colegas e pedir feedbacks sobre a qualidade da apresentação. Em seguida, deverão fazer ajustes. Dê feedback aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto, público, finalidade, layout e suporte.
  • Promover a colaboração e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem ativo e participativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Correção gramatical na utilização do verbo to be na terceira pessoa do presente.
  • Criatividade na elaboração de frases e desenhos.
  • Coerência entre a frase, o contexto e a imagem apresentados.
  • Habilidade de apresentação e feedbacks.

Ações do professor

  • Oferecer uma contextualização adequada ao tema.
  • Explicar a metodologia Design Sprint e como será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos em cada etapa da metodologia.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Escrever e formular frases utilizando o verbo to be na terceira pessoa do presente.
  • Discutir e tomar decisões em grupo.
  • Desenhar e prototipar uma imagem relacionada ao contexto da frase escolhida.
  • Apresentar a frase, o contexto e a imagem para os colegas e pedir feedbacks.
  • Corrigir possíveis erros nas frases dos colegas.