Aula sobre Verb To Be Simple Present 3rd Person Presente Simples

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O verbo to be é um dos verbos mais importantes em inglês, e é utilizado para expressar informações básicas como identidade e estado emocional. Ele é um dos primeiros tópicos que os alunos aprendem na língua inglesa, e é fundamental para o entendimento de frases e conversas simples em inglês. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o verbo to be na terceira pessoa no presente simples, utilizado quando se fala de outras pessoas além de si. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será aplicada a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos farão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Exponha o objetivo e a metodologia de rotação por estações. Explique também o tema verb to be na terceira pessoa no presente simples, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Jogo de tabuleiro

    Os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que simula diálogos e situações cotidianas envolvendo o verbo to be na terceira pessoa no presente simples. O objetivo é que eles pratiquem a conjugação do verbo em diferentes contextos.

    Estação 2 - Simulação de conversas

    Os alunos irão criar diálogos em duplas utilizando o verbo to be na terceira pessoa no presente simples. Eles irão se basear em situações cotidianas como apresentar um amigo, fazer um pedido em um restaurante ou falar sobre gostos pessoais. O objetivo é que eles pratiquem a conjugação do verbo em diferentes contextos.

    Estação 3 - Produção textual

    Os alunos irão produzir um pequeno texto utilizando o verbo to be na terceira pessoa no presente simples. O objetivo é que eles pratiquem a conjugação do verbo e desenvolvam a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte). Você pode fornecer um modelo de texto como base para a produção.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma revisão das atividades e reforce os conceitos aprendidos. Será também o momento de fornecer um feedback aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o verbo to be na terceira pessoa no presente simples em diferentes contextos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
  • Estimular a criatividade, trabalho em grupo e comunicação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Correta utilização do verbo to be na terceira pessoa no presente simples
  • Coerência do texto produzido com o contexto proposto
  • Criatividade e clareza do texto produzido

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia de rotação por estações.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o assunto.
  • Fornecer feedback aos alunos.
  • Estimular a criatividade, trabalho em grupo e comunicação oral dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas nas estações.
  • Trabalhar em grupo e estimular a comunicação oral.
  • Produzir um texto coerente e criativo.