Aula sobre Verb To Be Simple Present 3rd Person Presente Simples
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Exponha o objetivo e a metodologia de rotação por estações. Explique também o tema verb to be na terceira pessoa no presente simples, utilizando exemplos práticos e didáticos.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Jogo de tabuleiroOs alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que simula diálogos e situações cotidianas envolvendo o verbo to be na terceira pessoa no presente simples. O objetivo é que eles pratiquem a conjugação do verbo em diferentes contextos.
Estação 2 - Simulação de conversas
Os alunos irão criar diálogos em duplas utilizando o verbo to be na terceira pessoa no presente simples. Eles irão se basear em situações cotidianas como apresentar um amigo, fazer um pedido em um restaurante ou falar sobre gostos pessoais. O objetivo é que eles pratiquem a conjugação do verbo em diferentes contextos.
Estação 3 - Produção textual
Os alunos irão produzir um pequeno texto utilizando o verbo to be na terceira pessoa no presente simples. O objetivo é que eles pratiquem a conjugação do verbo e desenvolvam a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte). Você pode fornecer um modelo de texto como base para a produção.
Etapa 4 - Conclusão
Faça uma revisão das atividades e reforce os conceitos aprendidos. Será também o momento de fornecer um feedback aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o verbo to be na terceira pessoa no presente simples em diferentes contextos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
- Estimular a criatividade, trabalho em grupo e comunicação oral dos alunos.
Critérios de avaliação
- Correta utilização do verbo to be na terceira pessoa no presente simples
- Coerência do texto produzido com o contexto proposto
- Criatividade e clareza do texto produzido
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia de rotação por estações.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o assunto.
- Fornecer feedback aos alunos.
- Estimular a criatividade, trabalho em grupo e comunicação oral dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas nas estações.
- Trabalhar em grupo e estimular a comunicação oral.
- Produzir um texto coerente e criativo.