Aula sobre Verb To Be Simple Present 3rd Person Presente Simples

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esta atividade irá trabalhar com o presente simples do verbo "to be", mais especificamente na terceira pessoa. É um tema muito importante, pois é a base para a construção de frases no presente do inglês. Podemos encontrar exemplos deste tema em conversas informais, em livros, jornais e até mesmo nas redes sociais. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão mapas conceituais sobre o tema. Essa metodologia incentiva a participação ativa dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades como o planejamento de textos em função do contexto.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Os alunos deverão estudar o tema antes do momento em sala de aula, por um material disponibilizado previamente, como um vídeo ou um texto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, inicie com uma breve explicação sobre o tema, apresentando exemplos e situações em que o presente simples é usado. O objetivo é contextualizar o assunto e facilitar a compreensão dos alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Em seguida, divida os alunos em grupos. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, elaborando a ideia central e 8 sub-ideias, com dois níveis de profundidade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a criação do mapa conceitual, os grupos deverão apresentar os mapas. Os alunos deverão discutir sobre as informações não cobertas pelos seus mapas, de modo que o conhecimento será construído coletivamente, aprimorando o senso crítico e analítico dos estudantes.

  5. Etapa 5 - Exercício reflexivo

    Os alunos serão convidados a refletir sobre a importância do tema em suas vidas e a importância de compreender o uso correto do verbo "to be". Proponha uma discussão em grupo ou uma escrita individual sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Atividade de produção textual

    Os alunos produzirão um pequeno texto utilizando o presente simples do verbo "to be". Apresente a tarefa com um contexto e um público definidos para que os estudantes possam praticar a habilidade de planejamento de textos em função do contexto.

  7. Etapa 7 - Socialização das produções

    Os alunos deverão socializar suas produções em sala de aula, compartilhando suas ideias e discutindo as diferentes abordagens utilizadas durante a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre reforçando os principais pontos trabalhados e enfatizando a importância do tema para a construção de frases no presente do inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de planejamento de textos em função do contexto.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar o pensamento crítico e reflexivo sobre a importância do tema em suas vidas.
  • Promover a socialização das produções em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Clareza e coerência na construção do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Produção textual coerente e dentro do contexto proposto.
  • Reflexão crítica sobre a importância do tema.
  • Apresentação clara e objetiva das produções em sala de aula.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fornecer materiais didáticos para a aula invertida e orientar os estudantes.
  • Propor atividades que estimulem o pensamento crítico e reflexivo dos alunos.
  • Incentivar a socialização das produções em sala de aula.
  • Avaliar as produções dos alunos de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula invertida.
  • Contribuir na construção coletiva do mapa conceitual.
  • Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias.
  • Produzir um texto coerente dentro do contexto proposto.
  • Socializar suas produções em sala de aula e participar ativamente da apresentação das produções dos colegas.