Aula sobre Verb To Be Simple Present He She It Presente Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o verbo "to be" no presente simples para ter capacidade de identificar pessoas e descrever suas rotinas diárias. Essa habilidade é muito importante para que eles possam se comunicar em inglês e entender as rotinas e hábitos de outras pessoas. Para tornar a atividade mais envolvente, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os estudantes criam um mapa conceitual, explorando os conceitos principais e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o objetivo da atividade, o tema de forma geral e faça a contextualização, mostrando mostre alguns exemplos de como o verbo "to be" pode ser usado no cotidiano da turma, como: "I am hungry", "She is tired" e "He is happy".

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 e serão direcionados a assistir a vídeos e/ou ler textos sobre o presente simples do verbo to be na terceira pessoa do singular (He/She/It) e como esse tema é aplicado na prática.

  3. Etapa 3 - Exercícios de Fixação

    Distribua uma lista de exercícios de fixação para os alunos trabalharem em grupo.

  4. Etapa 4 - Criação do Mapa Conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual com uma ideia central (presente simples do verbo to be) e 8 sub-ideias em 2 níveis de profundidade, com exemplos e imagens que ajudem na compreensão do tema. O mapa deve ser compartilhado com os colegas de classe.

  5. Etapa 5 - Apresentação do Mapa Conceitual

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual com explicações das ideias centrais e sub-ideias. Os demais grupos farão perguntas e darão sugestões para melhorar o mapa.

  6. Etapa 6 - Debate de Grupo

    Faça perguntas para os alunos sobre o que aprenderam na aula e sobre a metodologia utilizada. Os alunos devem responder individualmente e, em seguida, discutir as respostas em grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o presente simples do verbo to be na terceira pessoa do singular, reforçando que os alunos devem praticar o tempo verbal diariamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Trabalhar a habilidade de comunicação dos alunos com apresentações de ideias e debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e no debate de grupo.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em exercícios de fixação.
  • Clareza e organização da apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeos e/ou ler textos sobre o tema antes da aula.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual e no debate de grupo.
  • Trabalhar em equipe para responder aos exercícios de fixação.