Aula sobre Verb To Be Simple Present He She It Presente Simples

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O presente simples (Simple Present) é um tempo verbal usado para descrever rotinas e hábitos que acontecem no presente. É importante que os alunos entendam este tempo verbal desde cedo, pois ele é usado constantemente no inglês cotidiano, seja em conversas informais ou em textos. Nesta atividade, trabalharemos o verbo to be no presente simples, focando nas conjugações para He/She/It, e como ele pode ser utilizado para identificar pessoas e descrever suas rotinas diárias. Utilizaremos a metodologia Cultura Maker, na qual os alunos criam um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece apresentando o verbo "to be" e explicando sua importância para a língua inglesa. Explique o conceito de presente simples e forneça exemplos de uso. Em seguida, explique o verbo to be, suas conjugações para He/She/It e como ele é usado para identificar pessoas. Mostre exemplos de rotinas diárias para contexto, como "He is a doctor, he goes to work every morning at 8am."

  2. Etapa 2 - Exemplificando Rotinas diárias

    Distribua cartões com frases de rotinas diárias (por exemplo: "He takes a shower at 7am every day") para serem realizadas em conjunto. Incentive os estudantes a se comunicar e respeitar as conjugações. Você pode fornecer uma lista de vocabulário para os alunos como suporte para melhorar seu entendimento e aplicação do tema em discussão.

  3. Etapa 3 - Exercícios práticos

    Distribua exercícios para a turma, que deve utilizar o verbo "to be" no presente simples para identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Os estudantes terão que responder questões como "What does he/she do in the morning?" Eles vão corrigir os exercícios em dupla. Esclareça dúvidas e dê feedback.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    A turma será dividida em grupos de 4 ou 5 para receber uma folha de papel A4 e criar um fanzine. Eles devem dobrar a folha em oito partes e desenhar e escrever sobre cada parte.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos continuam trabalhando em seu fanzine, criando frases para descrever os hábitos e rotinas de pessoas usando o verbo to be no presente simples. Circule pela sala para fornecer dicas e ajudá-los.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, descrevendo as rotinas diárias usando o verbo to be no presente simples. Os alunos podem fazer perguntas e comentários para aprimorar a prática.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Revise os pontos-chave da aula e responda eventuais dúvidas que possam ter surgido. Incentive os estudantes a continuar praticando o uso do verbo "to be" em suas atividades diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Utilizar a metodologia Cultura Maker para aprimorar o aprendizado.
  • Exemplificar o uso do presente simples e do verbo to be no dia-a-dia.
  • Promover a interação e trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do verbo to be no presente simples.
  • Criatividade na criação de frases para descrever rotinas diárias.
  • Colaboração e trabalho em equipe na criação do fanzine.
  • Clareza na apresentação do fanzine.

Ações do professor

  • Explorar os conceitos de presente simples e verbo to be.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema.
  • Fornecer suporte e feedback para os alunos durante a criação do fanzine.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupos de 4 ou 5.
  • Criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.
  • Descrever rotinas diárias usando o verbo to be no presente simples.
  • Apresentar o fanzine para a turma.
  • Respeitar as conjugações do verbo to be.