Aula sobre Verb To Be Simple Present He She It Presente Simples

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos trabalhar com o Presente Simples do verbo “To Be” na terceira pessoa do singular (He/She/It). O objetivo é que os alunos compreendam como identificar as pessoas e descrever rotinas diárias usando o presente do indicativo. Utilizaremos a metodologia Design Sprint, que envolve os estudantes em um processo interativo e criativo de cinco etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar, você pode trazer exemplos do cotidiano da turma, tais como: “Ela é a professora de português”, “Ele acorda às 6 horas da manhã todos os dias”, ou “It is cold today”. Essas frases ilustram como o presente do indicativo é utilizado para descrever situações cotidianas e rotinas.

  1. Etapa 1 - Compreensão

    Inicie apresentando o verbo "to be" e explicando sua importância para a língua inglesa. Dê exemplos de frases utilizando o verbo e as diferentes formas de conjugação e explique as regras e estruturas do presente simples do verbo “To Be” na terceira pessoa do singular. Os alunos também vão tirar dúvidas e esclarecer conceitos.

  2. Etapa 2 - Esboço

    Os estudantes serão divididos em grupos e devem criar um esboço para um pôster que represente a importância do verbo “To Be” na terceira pessoa do singular. Nesta etapa, eles vão desenhar e anotar ideias sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Decisão

    Os grupos decidem qual o melhor esboço para o pôster e apresentam sua escolha para toda a turma. Nesta etapa, será necessário justificar as decisões tomadas.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos serão orientados a criar um pôster com o tema “Verb to be: Simple Present - He/She/It”. Eles podem utilizar materiais diversos, como lápis de cor, canetinhas, papéis etc.

  5. Etapa 5 - Teste

    Atribua a cada grupo a tarefa de apresentar o pôster para a turma, e explicar de forma oral como o Presente Simples do verbo “To Be” na terceira pessoa do singular é utilizado em situações do cotidiano.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo e incentive a turma a continuar praticando o uso do verbo "to be" em suas atividades diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades na aplicação do presente do indicativo na terceira pessoa do singular.
  • Trabalhar colaboração e criatividade em grupo.
  • Conscientizar sobre a importância do verbo “To Be” na comunicação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas do Design Sprint.
  • Criatividade e originalidade na criação do pôster.
  • Clareza e precisão na explicação oral do Presente Simples do verbo “To Be” na terceira pessoa do singular.
  • Coerência entre o pôster e a explicação oral apresentada.
  • Cooperação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na compreensão do tema.
  • Estimular a participação dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Oferecer feedbacks constantes durante todo o processo.
  • Avaliar o desempenho de cada aluno em todas as etapas do Design Sprint.
  • Adaptar o tempo de cada etapa conforme a necessidade e a velocidade da turma.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as etapas do Design Sprint.
  • Contribuir para a elaboração do pôster em grupo.
  • Preparar a explicação oral do presente do indicativo na terceira pessoa do singular em grupo.
  • Cooperação com o grupo para alcançar o objetivo comum.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação do pôster.