Aula sobre Verb To Be Simple Present He She It Presente Simples
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O verbo to be é um dos primeiros verbos que os estudantes de inglês aprendem. Ele é utilizado para descrever uma pessoa, lugar ou objeto. Além disso, é um verbo fundamental para o presente simples, que descreve rotinas diárias. É importante ensinar esse verbo de maneira didática para que os alunos se sintam mais envolvidos com o conteúdo. Nesta atividade, a turma vai aprender o verbo to be na terceira pessoa do singular (he/she/it) e como usá-lo para descrever suas rotinas diárias. A metodologia ativa Ensino Híbrido será aplicada, na qual os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema através do uso de imagens e exemplos de rotinas diárias. Pergunte aos estudantes o que eles fazem todos os dias, como se arrumam, o que comem etc.Etapa 2 - Vídeo
Mostre um vídeo em que a personagem principal descreve suas rotinas diárias usando o verbo to be (he/she/it). Pause o vídeo em alguns momentos para que a turma anote o que foi dito em seus modelos de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Preenchimento do modelo
Os alunos preenchem os campos de Check-in em seus modelos de registro de aprendizagem com descrições de suas rotinas diárias usando o verbo to be na terceira pessoa do singular. Circule pela sala e auxilia os alunos que precisam de ajuda.Etapa 4 - Revisão
Os alunos são divididos em grupos para revisarem seus modelos de registro de aprendizagem, corrigindo possíveis erros e ajudando uns aos outros.Etapa 5 - Pesquisa
Em grupos, a turma vai ter de pesquisar diferentes usos dos pronomes com o verbo to be e produzir um texto com base nas informações encontradas.Etapa 6 - Jogo
Organize um jogo no qual os alunos devem usar o verbo to be (he/she/it) para descrever objetos e pessoas em uma cena. Quem acertar mais ganha uma recompensa.Etapa 7 - Tarefa
Os alunos vão ter de produzir um texto no qual descrevem suas rotinas diárias usando o verbo to be na terceira pessoa do singular. Colete os textos para avaliar.Etapa 8 - Check-out
Os alunos preenchem o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be).
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever suas rotinas diárias em inglês.
- Estimular a participação dos alunos e tornar a aula mais envolvente.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em usar tecnologia para aprendizagem (no caso, o modelo de registro de aprendizagem).
Critérios de avaliação
- O uso correto do verbo to be na terceira pessoa do singular.
- A descrição completa e clara das rotinas diárias dos alunos.
- A participação do aluno durante a aula.
- A qualidade da tarefa entregue em casa.
- A capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e envolvente.
- Auxiliar os alunos em dificuldades durante a aula.
- Organizar e explicar o jogo.
- Avaliar as tarefas entregues pelos alunos.
- Estimular a participação dos alunos durante toda a aula.
Ações do aluno
- Preencher o modelo de registro de aprendizagem com as informações corretas.
- Participar ativamente da revisão dos modelos em grupo.
- Participar do jogo proposto pelo professor.
- Realizar a tarefa de casa com capricho e atenção.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.