Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O verbo to be é um dos primeiros temas aprendidos no estudo do idioma inglês. Com ele, os alunos aprendem a identificar pessoas e descrever rotinas diárias. A atividade será trabalhada com uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avaliará o outro, contendo critérios que serão preenchidos com notas de 1 a 5. Isso ajudará a desenvolver habilidades importantes como organização, construção de argumentos, apresentação e comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando a temática e introduzindo o verbo to be, explicando suas conjugações e seu uso na língua inglesa. Você pode utilizar exemplos do cotidiano dos alunos para ajudá-los a entender o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e explique a atividade que será realizada.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios a serem avaliados. Auxilie os alunos nessa atividade, dando dicas de como criar os critérios e orientando-os na elaboração do modelo.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do projeto

    Os alunos, em grupos, iniciam a criação do projeto, utilizando o verbo to be para descrever suas rotinas diárias, como a hora de acordar, o que comem no café da manhã, como vão para escola, entre outras atividades rotineiras.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo apresenta seu projeto para a turma e os demais grupos avaliam conforme o template criado por eles.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Fomente uma discussão em sala de aula sobre as apresentações e os critérios de avaliação. Os alunos podem dar sugestões de como melhorar e aprimorar as próximas atividades.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre resgatando os pontos principais apresentados e parabenizando os alunos pelo desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do projeto.
  • Fomentar a habilidade de trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de argumentar e se comunicar.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral no uso do verb to be.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos templates de avaliação.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Incentivar a colaboração entre os grupos.
  • Fomentar o debate e a compreensão dos critérios de avaliação.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do template de avaliação.
  • Utilizar o verbo to be para descrever rotinas diárias.
  • Participar ativamente na apresentação dos projetos.
  • Avaliar os projetos dos outros grupos.
  • Discutir e apresentar sugestões de melhoria para as próximas atividades.