Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O verbo to be é um dos primeiros temas aprendidos no estudo do idioma inglês. Com ele, os alunos aprendem a identificar pessoas e descrever rotinas diárias. A atividade será trabalhada com uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avaliará o outro, contendo critérios que serão preenchidos com notas de 1 a 5. Isso ajudará a desenvolver habilidades importantes como organização, construção de argumentos, apresentação e comunicação.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando a temática e introduzindo o verbo to be, explicando suas conjugações e seu uso na língua inglesa. Você pode utilizar exemplos do cotidiano dos alunos para ajudá-los a entender o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e explique a atividade que será realizada.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios a serem avaliados. Auxilie os alunos nessa atividade, dando dicas de como criar os critérios e orientando-os na elaboração do modelo.Etapa 4 - Desenvolvimento do projeto
Os alunos, em grupos, iniciam a criação do projeto, utilizando o verbo to be para descrever suas rotinas diárias, como a hora de acordar, o que comem no café da manhã, como vão para escola, entre outras atividades rotineiras.Etapa 5 - Apresentação dos projetos
Cada grupo apresenta seu projeto para a turma e os demais grupos avaliam conforme o template criado por eles.Etapa 6 - Discussão em sala de aula
Fomente uma discussão em sala de aula sobre as apresentações e os critérios de avaliação. Os alunos podem dar sugestões de como melhorar e aprimorar as próximas atividades.Etapa 7 - Encerramento
Encerre resgatando os pontos principais apresentados e parabenizando os alunos pelo desempenho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
- Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do projeto.
- Fomentar a habilidade de trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de argumentar e se comunicar.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral no uso do verb to be.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação dos templates de avaliação.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Incentivar a colaboração entre os grupos.
- Fomentar o debate e a compreensão dos critérios de avaliação.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do template de avaliação.
- Utilizar o verbo to be para descrever rotinas diárias.
- Participar ativamente na apresentação dos projetos.
- Avaliar os projetos dos outros grupos.
- Discutir e apresentar sugestões de melhoria para as próximas atividades.