Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o verbo "to be" no tempo presente simples e como ele é usado para descrever rotinas diárias. O verbo "to be" é um dos verbos mais importantes em inglês, pois é usado o tempo todo para identificar pessoas, lugares e coisas. Por exemplo, quando perguntamos "Who are you?" ou "Where are you from?", estamos usando o verbo "to be" para identificar uma pessoa e um lugar. Para tornar essa prática mais interativa, será utilizada a metodologia de Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - introdução
Faça uma introdução sobre o verbo "to be" no tempo presente simples, explicando seu uso e importância. Para tornar a atividade mais interativa, você pode fazer uma brincadeira com a turma, pedindo que cada aluno se apresente dizendo seu nome e algumas informações sobre si usando o verbo "to be".Etapa 2 - explicação
Explique mais detalhadamente o uso do verbo "to be" no tempo presente simples, utilizando exemplos práticos e uma explicação simples. Uma sugestão é utilizar imagens de rotinas diárias (como acordar, ir à escola, estudar, etc.) para explicar como o verbo é utilizado.Etapa 3 - atividade em grupo
Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo irá receber uma folha que contém situações cotidianas, como "I am hungry" ou "You are tired". Cada grupo deve montar uma pequena cena com essas situações, utilizando o verbo "to be" no tempo presente simples e outros verbos aprendidos anteriormente.Etapa 4 - elaboração do template de avaliação
Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 5 - apresentação das cenas
Cada grupo apresentará sua cena para a turma, utilizando o verb to be em frases orais.Etapa 6 - Avaliação
Cada grupo avaliará sua própria apresentação e preencherá o template de avaliação para os demais grupos, usando o template criado anteriormente.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a dinâmica fazendo uma reflexão sobre a metodologia e as avaliações feitas pelos alunos. Reforce também a importância e o uso do verb to be no contexto diário dos estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
- Fomentar a cooperação e a colaboração entre os alunos através da metodologia de Aprendizagem Entre Pares.
- Estimular a criatividade e a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização e clareza na apresentação das cenas.
- Uso correto do verbo "to be" no tempo presente simples.
- Utilização de outros verbos aprendidos anteriormente.
- Comunicação clara e objetiva.
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Fazer uma introdução sobre o tema e explicar o uso do verbo "to be" no tempo presente simples.
- Utilizar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão e aplicação do conteúdo.
- Estimular a criatividade e a expressão oral e escrita dos alunos através da atividade em grupo.
- Acompanhar e orientar os alunos durante a realização da atividade de criação do template de avaliação por pares.
- Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas e tirar dúvidas.
- Colaborar com os colegas na criação da cena e na elaboração do template de avaliação por pares.
- Utilizar corretamente o verbo "to be" no tempo presente simples e outros verbos aprendidos anteriormente.
- Apresentar a cena de forma clara e objetiva.
- Avaliar de forma justa e coerente as apresentações dos colegas.