Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o verbo "to be" no tempo presente simples e como ele é usado para descrever rotinas diárias. O verbo "to be" é um dos verbos mais importantes em inglês, pois é usado o tempo todo para identificar pessoas, lugares e coisas. Por exemplo, quando perguntamos "Who are you?" ou "Where are you from?", estamos usando o verbo "to be" para identificar uma pessoa e um lugar. Para tornar essa prática mais interativa, será utilizada a metodologia de Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - introdução

    Faça uma introdução sobre o verbo "to be" no tempo presente simples, explicando seu uso e importância. Para tornar a atividade mais interativa, você pode fazer uma brincadeira com a turma, pedindo que cada aluno se apresente dizendo seu nome e algumas informações sobre si usando o verbo "to be".

  2. Etapa 2 - explicação

    Explique mais detalhadamente o uso do verbo "to be" no tempo presente simples, utilizando exemplos práticos e uma explicação simples. Uma sugestão é utilizar imagens de rotinas diárias (como acordar, ir à escola, estudar, etc.) para explicar como o verbo é utilizado.

  3. Etapa 3 - atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo irá receber uma folha que contém situações cotidianas, como "I am hungry" ou "You are tired". Cada grupo deve montar uma pequena cena com essas situações, utilizando o verbo "to be" no tempo presente simples e outros verbos aprendidos anteriormente.

  4. Etapa 4 - elaboração do template de avaliação

    Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - apresentação das cenas

    Cada grupo apresentará sua cena para a turma, utilizando o verb to be em frases orais.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo avaliará sua própria apresentação e preencherá o template de avaliação para os demais grupos, usando o template criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a dinâmica fazendo uma reflexão sobre a metodologia e as avaliações feitas pelos alunos. Reforce também a importância e o uso do verb to be no contexto diário dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
  • Fomentar a cooperação e a colaboração entre os alunos através da metodologia de Aprendizagem Entre Pares.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza na apresentação das cenas.
  • Uso correto do verbo "to be" no tempo presente simples.
  • Utilização de outros verbos aprendidos anteriormente.
  • Comunicação clara e objetiva.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Fazer uma introdução sobre o tema e explicar o uso do verbo "to be" no tempo presente simples.
  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão e aplicação do conteúdo.
  • Estimular a criatividade e a expressão oral e escrita dos alunos através da atividade em grupo.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a realização da atividade de criação do template de avaliação por pares.
  • Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas e tirar dúvidas.
  • Colaborar com os colegas na criação da cena e na elaboração do template de avaliação por pares.
  • Utilizar corretamente o verbo "to be" no tempo presente simples e outros verbos aprendidos anteriormente.
  • Apresentar a cena de forma clara e objetiva.
  • Avaliar de forma justa e coerente as apresentações dos colegas.