Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O verbo "to be" é um dos primeiros verbos que os alunos de inglês aprendem. Este verbo é utilizado para identificar pessoas, lugares e coisas em uma frase. Além disso, o tempo presente simples (simple present) é usado para falar sobre ações que acontecem regularmente em nossa rotina diária. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o verbo "to be" no presente simples para identificar pessoas e falar sobre suas rotinas diárias. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma metodologia ativa que ajuda os alunos a desenvolver habilidades de resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie explicando o verbo "to be" e sua importância para a língua inglesa. Em seguida, apresente exemplos para os alunos de como o verbo é usado no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como funciona a metodologia Design Sprint. Em seguida, os grupos recebem a tarefa de entender o verbo "to be" e suas conjugações no presente simples. Cada grupo deve discutir em conjunto o que é o verbo, como ele deve ser utilizado e quais são as suas conjugações no presente simples.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Após compreender o tema, os grupos devem esboçar como seria uma rotina diária de uma pessoa utilizando o verbo "to be" no presente simples. Eles devem criar frases descrevendo as atividades de uma pessoa em sua rotina diária.

  4. Etapa 4 - Decidir e Prototipas

    Os grupos devem escolher a melhor rotina diária criada na etapa anterior e criar um modelo (protótipo) de um cartaz com as frases criadas na etapa 3. Eles podem utilizar folhas coloridas, canetas, lápis e outros materiais que possam ajudar a deixar o cartaz mais atrativo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Por fim, os grupos devem apresentar o cartaz criado para a turma e explicar suas escolhas. Você pode fazer perguntas sobre a rotina diária criada pelos alunos e sobre o uso do verbo "to be" no presente simples.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre reforçando a importância do verbo "to be" no presente simples e sua aplicação na rotina diária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas
  • Desenvolver a habilidade de falar sobre as rotinas diárias dos alunos em inglês
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do cartaz

Critérios de avaliação

  • Compreensão e aplicação correta do verbo "to be" no presente simples
  • Criatividade e originalidade na criação da rotina diária
  • Participação e colaboração em equipe

Ações do professor

  • Explicar claramente o verbo "to be" no presente simples e sua importância
  • Orientar os alunos na metodologia Design Sprint
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos

Ações do aluno

  • Compreender e aplicar corretamente o verbo "to be" no presente simples
  • Participar ativamente em equipe na criação da rotina diária e do cartaz
  • Apresentar suas ideias e contribuir para a turma de forma construtiva.