Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O emprego do verbo "to be" é fundamental na comunicação em inglês, e é uma das primeiras estruturas a serem estudadas. Ele é utilizado para identificar pessoas e objetos e descrever rotinas diárias. Nesta atividade, os alunos vão trabalhar com o Presente Simples do verbo "to be" (I, you, we, they). Será utilizada a metodologia Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para descrever rotinas diárias e identificar pessoas. Isso irá auxiliar a desenvolver a habilidade linguística dos alunos e tornar o aprendizado do idioma mais interativo e divertido.

  1. Etapa 1 - Mapa de empatia

    Apresente o conceito de mapa de empatia e explique como funciona a estrutura. Em seguida, divida os alunos em grupos de quatro e solicite que cada grupo crie um mapa de empatia de uma pessoa que conhecem bem e que possuem uma rotina diária conhecida. Eles deverão responder às perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Cada grupo vai apresentar seu mapa de empatia para a turma. Os alunos devem discutir as diferenças e semelhanças nos mapas de empatia que criaram. O objetivo é analisar as respostas e identificar as rotinas diárias em comum entre as diferentes pessoas retratadas.

  3. Etapa 3 - Verbo "to be"

    Explique a estrutura do Presente Simples do verbo "to be" para I, you, we e they, usando exemplos práticos extraídos dos mapas de empatia criados. Os alunos vão praticar a estrutura do verbo "to be" e farão perguntas para criar mais familiaridade com a estrutura.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Após explicar e exemplificar a estrutura do verbo "to be", os alunos vão realizar atividades práticas como preencher lacunas com o verbo "to be" para completar frases que ajudarão a identificar pessoas e rotinas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo para analisar a aplicação prática do verbo "to be" e ajudar os alunos a esclarecer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Feedback individual

    Dê um feedback individual aos alunos e auxiliá-los a identificar pontos fracos e fortes sobre o que foi estudado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias."
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe ao criar o mapa de empatia.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em se comunicar através da prática de perguntas e respostas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de compreender a estrutura do verbo "to be".
  • Habilidade de aplicar o verbo "to be" em contextos práticos.
  • Participação ativa na criação do mapa de empatia em grupo.
  • Habilidade para criar perguntas e respostas utilizando o verbo "to be".
  • Habilidade para construir frases utilizando o verbo "to be".

Ações do professor

  • Explicar e exemplificar a estrutura do verbo "to be".
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e auxiliar na aplicação do verbo "to be".
  • Conduzir discussões em grupo para esclarecer dúvidas e ajudar na análise das atividades práticas.
  • Dar feedback individual aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia em grupo.
  • Participar ativamente da aula e fazer perguntas.
  • Aplicar o verbo "to be" em atividades práticas.
  • Participar de discussões em grupo.
  • Receber e aplicar o feedback individual do professor.