Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema do presente simples e do verbo to be. Explique o que é o verbo to be, suas conjugações no presente simples e como ele é usado na língua inglesa. Em seguida, faça uma revisão com exemplos simples e práticos sobre o uso do verbo to be.Etapa 2 - Criação das estações
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos terão um tempo determinado para concluir a atividade e em seguida mudarão de estação.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Leitura e CompreensãoPara essa estação, serão distribuídas cópias de pequenos textos para que os alunos leiam e identifiquem as formas do verbo to be em uso. Após a leitura, os alunos deverão responder a perguntas sobre os textos para testar sua compreensão e usar o verbo to be em respostas completas.
Estação 2 - Jogo de Tabuleiro
Para essa estação, os alunos jogarão um jogo de tabuleiro no qual deverão responder perguntas em inglês, utilizando o verbo to be no presente simples. O aluno que chegar ao final primeiro será o vencedor.
Estação 3 - Vídeo e Análise
Para essa estação, será exibido um vídeo curto com situações cotidianas, como um dia na vida de uma pessoa. Os alunos identificarão as diferentes formas do verbo to be utilizadas e farão anotações. Em seguida, eles compartilharão suas anotações com o grupo.
Etapa 4 - Síntese
Os alunos se reunirão como turma e compartilharão o que aprenderam em cada uma das 3 estações. Faça perguntas para testar a compreensão e ajudar a sintetizar os conceitos aprendidos.Etapa 5 - Tarefa de Casa
Os alunos terão uma tarefa de casa para praticar o que aprenderam em sala de aula. Eles deverão escrever uma pequena história sobre uma ação rotineira que fazem todos os dias utilizando o presente simples e o verbo to be.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
- Propiciar um ambiente lúdico para o aprendizado da língua inglesa.
- Trabalhar a capacidade de análise e interpretação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Uso correto do verbo to be no presente simples em frases.
- Participação ativa nas atividades realizadas em sala de aula.
- Capacidade de identificar e interpretar o uso do verbo to be em diferentes situações.
Ações do professor
- Explicar claramente o que é o verbo to be e como é usado no presente simples.
- Proporcionar atividades lúdicas e envolventes para tornar a atividade mais didática.
- Estimular a participação e interação dos alunos em todas as etapas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.
- Demonstrar capacidade de identificar e utilizar corretamente o verbo to be no presente simples.
- Trabalhar em equipe e ajudar uns aos outros durante as atividades em grupo.