Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O verbo to be é um dos verbos mais comuns da língua inglesa e é utilizado para descrever uma característica ou estado em relação a uma pessoa, animal ou coisa. O Simple Present (Presente Simples) é usado para falar de rotinas, hábitos e verdades universais que acontecem no presente. Por exemplo, "I am a teacher" ou "You are a student". Nesta atividade, os alunos aprenderão como usar o verbo to be com o Simple Present para identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Forneça aos alunos um material prévio sobre o tema “Verb to be”, que pode ser um vídeo explicativo, um texto ou um tutorial interativo, a fim de que possam aprofundar seu conhecimento.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, retome o conteúdo do material prévio e peça aos alunos que digam o que eles fazem todos os dias, explicando como usamos o Simple Present para descrever rotinas diárias através do verbo to be.

  3. Etapa 3 - Criação dos Mapas Conceituais.

    Os estudantes, em grupos, deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, usando o verbo to be e o Simple Present para falar de rotinas diárias.

  4. Etapa 4 - Socialização dos Mapas Conceituais

    Os grupos compartilharão seus mapas conceituais, discutindo sobre o conteúdo apresentado e como eles utilizaram o verbo to be e o Simple Present no mapa.

  5. Etapa 5 - Exercícios de fixação

    Distribua exercícios para os alunos aplicarem o que aprenderam, como um jogo da memória, um jogo de perguntas e respostas ou um jogo de tabuleiro.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    Abra uma discussão em sala, fazendo perguntas aos alunos sobre o que aprenderam, incentivando a participação ativa dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando o conteúdo aprendido pelos alunos e incentivando-os a continuarem praticando o uso do verbo to be e o Simple Present em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o desenvolvimento da habilidade dos alunos em usar o verbo to be e o Simple Present para falar de rotinas diárias.
  • Estimular a participação ativa dos alunos, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Viabilizar o aprendizado autônomo dos alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de criar um mapa conceitual utilizando o verbo to be e o Simple Present para descrever rotinas diárias.
  • Participação ativa dos alunos durante a discussão em sala.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios de fixação.

Ações do professor

  • Fornecer aos alunos um material sobre o tema.
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Distribuir exercícios para fixação e correção dos mesmos.
  • Oferecer suporte e feedback aos alunos durante a atividade.
  • Estimular a participação dos alunos durante a discussão em sala.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em sala.
  • Desenvolver o mapa conceitual.
  • Realizar os exercícios de fixação.
  • Prestar atenção nas informações fornecidas pelo professor.
  • Colaborar no grupo durante a criação do mapa conceitual.