Aula sobre Verb To Be Simple Present I You We They Presente Simples
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O verbo to be é um dos verbos mais comuns da língua inglesa e é utilizado para descrever uma característica ou estado em relação a uma pessoa, animal ou coisa. O Simple Present (Presente Simples) é usado para falar de rotinas, hábitos e verdades universais que acontecem no presente. Por exemplo, "I am a teacher" ou "You are a student". Nesta atividade, os alunos aprenderão como usar o verbo to be com o Simple Present para identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Sala de aula invertida
Forneça aos alunos um material prévio sobre o tema “Verb to be”, que pode ser um vídeo explicativo, um texto ou um tutorial interativo, a fim de que possam aprofundar seu conhecimento.Etapa 2 - Introdução
Em sala de aula, retome o conteúdo do material prévio e peça aos alunos que digam o que eles fazem todos os dias, explicando como usamos o Simple Present para descrever rotinas diárias através do verbo to be.Etapa 3 - Criação dos Mapas Conceituais.
Os estudantes, em grupos, deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, usando o verbo to be e o Simple Present para falar de rotinas diárias.Etapa 4 - Socialização dos Mapas Conceituais
Os grupos compartilharão seus mapas conceituais, discutindo sobre o conteúdo apresentado e como eles utilizaram o verbo to be e o Simple Present no mapa.Etapa 5 - Exercícios de fixação
Distribua exercícios para os alunos aplicarem o que aprenderam, como um jogo da memória, um jogo de perguntas e respostas ou um jogo de tabuleiro.Etapa 6 - Discussão em sala
Abra uma discussão em sala, fazendo perguntas aos alunos sobre o que aprenderam, incentivando a participação ativa dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando o conteúdo aprendido pelos alunos e incentivando-os a continuarem praticando o uso do verbo to be e o Simple Present em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover o desenvolvimento da habilidade dos alunos em usar o verbo to be e o Simple Present para falar de rotinas diárias.
- Estimular a participação ativa dos alunos, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Viabilizar o aprendizado autônomo dos alunos sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos de criar um mapa conceitual utilizando o verbo to be e o Simple Present para descrever rotinas diárias.
- Participação ativa dos alunos durante a discussão em sala.
- Desempenho dos alunos nos exercícios de fixação.
Ações do professor
- Fornecer aos alunos um material sobre o tema.
- Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
- Distribuir exercícios para fixação e correção dos mesmos.
- Oferecer suporte e feedback aos alunos durante a atividade.
- Estimular a participação dos alunos durante a discussão em sala.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em sala.
- Desenvolver o mapa conceitual.
- Realizar os exercícios de fixação.
- Prestar atenção nas informações fornecidas pelo professor.
- Colaborar no grupo durante a criação do mapa conceitual.