Verbo de ligação

Você sabe a diferença entre verbo de ação e verbo de ligação? Vamos aprender sobre os verbos de ligação nessa aula de Português. Se concentre, e bons estudos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Seu amigo sempre se confunde na hora de identificar os verbos de ligação. Que dica você pode dar pra ele?

    A) Olhe o predicativo do sujeito! Como ele modifica o sujeito, tem que ter sempre um verbo de ligação.

    B) Decore a lista de verbos de ligação! Tem coisas que a gente só aprende decorando.

    C) Fique atento à ação! Dependendo da ação que o verbo indica, você vai saber se é verbo de ligação ou não.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    Nesta aula, trabalharemos o tema “Verbo de Ligação”, o qual é um tipo de verbo que não indica ação, mas sim estado ou qualidade de algo, ou alguém. Os verbos de ligação são muito importantes para a compreensão de frases e textos, já que eles estabelecem uma relação entre o sujeito e o predicado. Por exemplo, na frase “O dia está ensolarado”, o verbo “estar” é um verbo de ligação, que indica a qualidade do dia. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por Estações. Isso significa que os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá realizar uma atividade diferente. Dessa forma, todos os alunos terão a oportunidade de aprender e praticar o tema de maneira dinâmica.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    O verbo de ligação é um tipo de verbo que não apresenta ação, mas sim uma característica ou estado. É um tema muito importante para a língua portuguesa, por ser responsável por estabelecer a relação entre o sujeito e o predicativo do sujeito. É possível encontrar verbos de ligação em diversos contextos, como em músicas, filmes, livros, notícias e conversas cotidianas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Design Sprint para criar um template de cinco etapas que auxiliará os alunos a compreenderem melhor como os verbos de ligação funcionam e como utilizá-los corretamente em suas produções textuais.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    O verbo de ligação é um tipo de verbo que não expressa ação, mas sim uma relação de identidade, estado ou qualidade entre o sujeito e o predicativo. É um tema importante para a compreensão da estrutura da língua portuguesa e sua aplicação é fundamental para a produção de textos claros e coerentes. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode contextualizar o tema com exemplos práticos, como a descrição de uma pessoa ou objeto, ou a análise de um texto que contenha verbos de ligação. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O verbo de ligação é um tema importante na língua portuguesa, por ser responsável pela conexão do sujeito a uma característica ou estado. Por exemplo, em "Maria é inteligente", o verbo "é" une o sujeito "Maria" à característica "inteligente". É um tema presente em diversos textos, desde redações até notícias. Para tornar a aula mais envolvente, a metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, em que os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo, contendo o problema, geração de alternativas e soluções.
    Atividade completa
  7. 7. Gamificação:

    O verbo de ligação é um elemento fundamental para a compreensão da língua portuguesa. Ele é responsável por ligar o sujeito a uma característica, estado ou qualidade. Para tornar o aprendizado desse tema mais envolvente, nessa aula os alunos irão criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o assunto. Essa atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais e tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nessa aula, os alunos irão aprender sobre os verbos de ligação, um tipo de verbo que serve para ligar o sujeito a uma característica ou estado. Por exemplo, em “O céu está azul”, o verbo de ligação é “está”. Esse tipo de verbo é muito importante, por ajudar a construir frases mais elaboradas e complexas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes terão mais autonomia e participação ativa na construção do conhecimento.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: