Aula sobre Verbo De Ligacao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O verbo de ligação é um tipo de verbo que não apresenta ação, mas sim uma característica ou estado. É um tema muito importante para a língua portuguesa, por ser responsável por estabelecer a relação entre o sujeito e o predicativo do sujeito. É possível encontrar verbos de ligação em diversos contextos, como em músicas, filmes, livros, notícias e conversas cotidianas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Design Sprint para criar um template de cinco etapas que auxiliará os alunos a compreenderem melhor como os verbos de ligação funcionam e como utilizá-los corretamente em suas produções textuais.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando o que são verbos de ligação e como eles funcionam na língua portuguesa. Utilize exemplos para ilustrar a ideia.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça que cada grupo elabore uma lista de verbos de ligação e exemplos de como eles podem ser utilizados em frases.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo apresenta sua lista e exemplos para a turma. Em seguida, a turma discute e decide quais verbos de ligação e exemplos são os mais adequados e corretos.Etapa 4 - Prototipar
Utilizando os verbos de ligação escolhidos, cada grupo criará um pequeno texto utilizando-os corretamente. Auxilie os alunos na elaboração do texto, esclarecendo dúvidas e orientando sobre o uso correto dos verbos de ligação.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresenta seu texto para a turma. Todos devem prestar atenção e avaliar o uso correto dos verbos de ligação. Faça considerações sobre o que foi apresentado, esclareça dúvidas e oriente sobre possíveis ajustes que devem ser feitos.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o que são verbos de ligação e como utilizá-los corretamente em produções textuais;
- Desenvolver a habilidade de produzir textos com conhecimentos linguísticos e gramaticais;
- Trabalhar em grupo, desenvolvendo habilidades de comunicação, colaboração e respeito às opiniões dos colegas.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos verbos de ligação;
- Coerência e coesão do texto produzido;
- Adequação ao tema proposto;
- Participação e colaboração em grupo;
- Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos na elaboração dos textos;
- Esclarecer dúvidas e fazer considerações sobre os trabalhos apresentados;
- Estimular a participação e colaboração em grupo;
- Avaliar os trabalhos produzidos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Colaborar com os colegas na elaboração dos textos;
- Apresentar seu trabalho de forma clara e objetiva;
- Avaliar os trabalhos dos colegas com base nos critérios estabelecidos;
- Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.