Aula sobre Verbo De Ligacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O verbo de ligação é um tipo de verbo que não apresenta ação, mas sim uma característica ou estado. É um tema muito importante para a língua portuguesa, por ser responsável por estabelecer a relação entre o sujeito e o predicativo do sujeito. É possível encontrar verbos de ligação em diversos contextos, como em músicas, filmes, livros, notícias e conversas cotidianas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Design Sprint para criar um template de cinco etapas que auxiliará os alunos a compreenderem melhor como os verbos de ligação funcionam e como utilizá-los corretamente em suas produções textuais.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que são verbos de ligação e como eles funcionam na língua portuguesa. Utilize exemplos para ilustrar a ideia.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo elabore uma lista de verbos de ligação e exemplos de como eles podem ser utilizados em frases.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresenta sua lista e exemplos para a turma. Em seguida, a turma discute e decide quais verbos de ligação e exemplos são os mais adequados e corretos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Utilizando os verbos de ligação escolhidos, cada grupo criará um pequeno texto utilizando-os corretamente. Auxilie os alunos na elaboração do texto, esclarecendo dúvidas e orientando sobre o uso correto dos verbos de ligação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresenta seu texto para a turma. Todos devem prestar atenção e avaliar o uso correto dos verbos de ligação. Faça considerações sobre o que foi apresentado, esclareça dúvidas e oriente sobre possíveis ajustes que devem ser feitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o que são verbos de ligação e como utilizá-los corretamente em produções textuais;
  • Desenvolver a habilidade de produzir textos com conhecimentos linguísticos e gramaticais;
  • Trabalhar em grupo, desenvolvendo habilidades de comunicação, colaboração e respeito às opiniões dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos verbos de ligação;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Adequação ao tema proposto;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na elaboração dos textos;
  • Esclarecer dúvidas e fazer considerações sobre os trabalhos apresentados;
  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Avaliar os trabalhos produzidos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Colaborar com os colegas na elaboração dos textos;
  • Apresentar seu trabalho de forma clara e objetiva;
  • Avaliar os trabalhos dos colegas com base nos critérios estabelecidos;
  • Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.