Aula sobre Verbo De Ligacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nessa aula, os alunos irão aprender sobre os verbos de ligação, um tipo de verbo que serve para ligar o sujeito a uma característica ou estado. Por exemplo, em “O céu está azul”, o verbo de ligação é “está”. Esse tipo de verbo é muito importante, por ajudar a construir frases mais elaboradas e complexas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes terão mais autonomia e participação ativa na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são verbos de ligação, dando exemplos e explicando a importância desse tipo de verbo na construção de frases mais elaboradas.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre o papel dos verbos de ligação nas frases e apresentar exemplos práticos que apoiem o professor e os estudantes. Cada grupo terá um tempo para apresentar suas conclusões e exemplos.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação

    Os alunos, em grupos, irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor irá auxiliar na elaboração desse template.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar o seu template de avaliação para a turma, explicando como chegaram a esses critérios e como irão utilizá-los na avaliação do aprendizado.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar atividades práticas, como identificar os verbos de ligação em frases e construir frases utilizando verbos de ligação.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão

    Faça uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido durante a aula e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) contribuiu para a construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, etc.”
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos verbos de ligação em frases.
  • Habilidade em construir frases utilizando verbos de ligação.
  • Participação ativa na elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Participação efetiva no debate em grupo.
  • Participação efetiva na atividade prática.

Ações do professor

  • Explicar claramente o que são verbos de ligação e sua importância.
  • Auxiliar os alunos na elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover o debate em grupo e a troca de ideias entre os estudantes.
  • Fazer uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Elaborar o template de avaliação por rubrica em grupo.
  • Identificar corretamente os verbos de ligação em frases.
  • Construir frases utilizando verbos de ligação.
  • Participar efetivamente na atividade prática.