Aula sobre Verbo De Ligacao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nessa aula, os alunos irão aprender sobre os verbos de ligação, um tipo de verbo que serve para ligar o sujeito a uma característica ou estado. Por exemplo, em “O céu está azul”, o verbo de ligação é “está”. Esse tipo de verbo é muito importante, por ajudar a construir frases mais elaboradas e complexas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes terão mais autonomia e participação ativa na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são verbos de ligação, dando exemplos e explicando a importância desse tipo de verbo na construção de frases mais elaboradas.Etapa 2 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre o papel dos verbos de ligação nas frases e apresentar exemplos práticos que apoiem o professor e os estudantes. Cada grupo terá um tempo para apresentar suas conclusões e exemplos.Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação
Os alunos, em grupos, irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor irá auxiliar na elaboração desse template.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar o seu template de avaliação para a turma, explicando como chegaram a esses critérios e como irão utilizá-los na avaliação do aprendizado.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos irão realizar atividades práticas, como identificar os verbos de ligação em frases e construir frases utilizando verbos de ligação.Etapa 6 - Reflexão e conclusão
Faça uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido durante a aula e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) contribuiu para a construção do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em “Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, etc.”
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos verbos de ligação em frases.
- Habilidade em construir frases utilizando verbos de ligação.
- Participação ativa na elaboração do template de avaliação por rubrica.
- Participação efetiva no debate em grupo.
- Participação efetiva na atividade prática.
Ações do professor
- Explicar claramente o que são verbos de ligação e sua importância.
- Auxiliar os alunos na elaboração do template de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover o debate em grupo e a troca de ideias entre os estudantes.
- Fazer uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Elaborar o template de avaliação por rubrica em grupo.
- Identificar corretamente os verbos de ligação em frases.
- Construir frases utilizando verbos de ligação.
- Participar efetivamente na atividade prática.