Aula sobre Verbo De Ligacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O verbo de ligação é um tipo de verbo que não expressa ação, mas sim uma relação de identidade, estado ou qualidade entre o sujeito e o predicativo. É um tema importante para a compreensão da estrutura da língua portuguesa e sua aplicação é fundamental para a produção de textos claros e coerentes. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode contextualizar o tema com exemplos práticos, como a descrição de uma pessoa ou objeto, ou a análise de um texto que contenha verbos de ligação. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema “Verbo de ligação” e explique sua importância na língua portuguesa. Em seguida, contextualize com exemplos práticos, como a descrição de uma pessoa ou objeto, ou a análise de um texto que contenha verbos de ligação.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos pesquisarão sobre verbos de ligação e suas características, utilizando recursos digitais. Eles criarão um mapa conceitual, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias sobre o tema. Auxilie\-os na discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de verbos de ligação e sua aplicação em textos. Os alunos identificarão esses verbos e discutirão sua importância na compreensão do texto.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Os alunos produzirão um texto utilizando verbos de ligação de forma adequada, aplicando os conhecimentos adquiridos na aula. Auxilie\-os na produção e dê feedbacks sobre a ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, etc.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Os alunos irão apresentar seus textos para a turma, compartilhando suas ideias e recebendo feedbacks de seus colegas e do professor.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a aula, destacando os principais aprendizados dos alunos e ressaltando a importância do tema para a produção textual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais na produção textual.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na elaboração de um mapa conceitual sobre verbos de ligação.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos na discussão e produção textual.

Critérios de avaliação

  • Adequação da produção textual ao tema proposto.
  • Utilização adequada de verbos de ligação e conhecimentos linguísticos e gramaticais.
  • Clareza e coerência na apresentação das ideias.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos textos.
  • Qualidade do mapa conceitual elaborado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e elaboração do mapa conceitual.
  • Auxiliar os alunos na produção textual e dê feedbacks.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na discussão e apresentação dos textos.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula e destacar os principais aprendizados dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre verbos de ligação e elaborar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e compartilhar suas ideias.
  • Produzir um texto utilizando verbos de ligação adequadamente.
  • Apresentar seu texto para a turma e receber feedbacks.
  • Refletir sobre os principais aprendizados da aula.