Aula sobre Verbo E Locucao Verbal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Já as locuções verbais são duas ou mais palavras que, juntas, funcionam como um verbo. É importante que os alunos entendam a diferença entre eles para usá-los corretamente em textos escritos e falados.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre verbos e locuções verbais. Em seguida, faça uma lista na lousa com exemplos de verbos e locuções verbais.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e apresente a proposta da aula: criar um template de avaliação por pares para avaliar o uso dos verbos e locuções verbais em textos escritos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Oriente os grupos a fazerem uma pesquisa aprofundada sobre verbos e locuções verbais na internet ou em livros didáticos. Ao final da pesquisa, eles deverão criar um texto com os resultados obtidos.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação

    Os grupos deverão elaborar o template de avaliação por pares e definir os critérios que serão julgados (organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral). Você pode auxiliá-los nesse processo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu texto para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação de textos escritos

    Cada grupo deverá avaliar os textos escritos pelos colegas utilizando o template de avaliação por pares elaborado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Avalie a participação dos alunos na aula e proponha uma reflexão sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a diferença entre verbos e locuções verbais;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de escrever textos com verbos e locuções verbais de forma adequada.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos verbos e locuções verbais;
  • Utilização dos verbos e locuções verbais corretamente em textos escritos;
  • Participação nas atividades propostas na aula.

Ações do professor

  • Explicar o tema e apresentar exemplos;
  • Orientar os alunos sobre os critérios de avaliação do template;
  • Propor atividades para desenvolver a habilidade de identificar e utilizar verbos e locuções verbais e avaliar o desempenho dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo na construção do template de avaliação;
  • Avaliar os textos escritos pelos colegas.