Aula sobre Verbo E Locucao Verbal

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Explique a importância do estudo dos verbos e locuções verbais na língua portuguesa. É importante destacar que os verbos são responsáveis por indicar a ação, o estado ou o fenômeno expresso no texto, e que as locuções verbais são formadas por dois ou mais verbos que possuem valor de um único verbo. Você pode citar exemplos de textos em que a compreensão dos verbos e locuções verbais é fundamental para a interpretação.

  1. Etapa 1 - Formação de grupos

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos.

  2. Etapa 2 - Aprendizagem entre pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares contendo os campos “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Estudo dos verbos e locuções verbais

    Apresente os diferentes tipos de verbos e locuções verbais e suas funções na língua portuguesa. É importante destacar os verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer” e seus efeitos de sentido no texto.

  4. Etapa 4 - Seleção de textos

    Cada grupo deve pesquisar e selecionar um texto que contenha verbos e locuções verbais e analisá-lo, identificando o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir em conjunto as análises realizadas, debater sobre as diferenças de efeito de sentido dos verbos de ligação e se preparar para apresentar o texto escolhido para os demais grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Cada grupo deve apresentar o texto escolhido e expor sua análise para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os grupos devem avaliar uns aos outros por meio do template de avaliação por pares considerando os critérios definidos anteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de diferenciar o efeito de sentido dos verbos de ligação;
  • Estímulo ao trabalho em grupo e à comunicação oral;
  • Desenvolvimento da capacidade de análise e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto de forma clara e objetiva;
  • Apresentar os diferentes tipos de verbos e locuções verbais e destacar os verbos de ligação;
  • Orientar a formação dos grupos, a criação do template de avaliação por pares e a análise dos textos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação por pares e analisar os textos selecionados;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Apresentar de forma clara e objetiva o texto escolhido e sua análise;
  • Avaliar os demais grupos de acordo com os critérios definidos no template.