Aula sobre Verbo E Locucao Verbal

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade sobre verbo e locução verbal procura ensinar aos alunos a diferença entre verbos e locuções verbais, bem como os diferentes efeitos de sentido que cada um produz na frase. Os alunos serão convidados a criar histórias para entender melhor a relação entre os verbos e as locuções verbais com os diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema verbos e locuções verbais, explicando as diferenças entre eles e dando exemplos de cada um. Em seguida, apresente o desafio da atividade: criar histórias utilizando verbos e locuções verbais de forma criativa e inovadora.

    Exemplo prático:

    Escreva no quadro a frase "Eu vou sair". Em seguida, pergunte aos alunos qual é o verbo nessa frase e qual é a locução verbal. Explique que o verbo principal é "sair" e o verbo auxiliar é “vou”, formando a locução verbal "vou sair".


  2. Etapa 2 - Chuva de ideias

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e forneça aos grupos materiais variados para poderem fazer uma chuva de ideias de verbos e locuções verbais. Cada grupo deve escrever todos os verbos e locuções verbais que conseguir pensar em post-its coloridos.

  3. Etapa 3 - Escolha de objetos

    Entregue aos grupos cartas com nomes de objetos. Cada grupo escolherá um objeto que servirá de inspiração para a história que irão criar. Pode ser um brinquedo, um utensílio doméstico ou qualquer outro objeto que esteja disponível nas cartas.

  4. Etapa 4 - Criação de histórias

    Cada grupo deve criar uma história que envolva o objeto escolhido e utilize verbos e locuções verbais de forma criativa e coerente. A história deve ter início, meio e fim, e deve ser escrita em um papel colorido.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Após terminarem a história, cada grupo deve criar um protótipo da cena principal da história utilizando os objetos que escolheram no início da atividade. Eles devem pensar em como utilizar os objetos de forma criativa para criar a cena da história.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua história e seu protótipo para a turma, explicando a história e como utilizaram os verbos e as locuções verbais. Os outros grupos podem dar feedbacks e sugestões para melhorar a história e o protótipo.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão com a turma sobre o processo de criação das histórias e dos protótipos, destacando as habilidades desenvolvidas, como criatividade, trabalho em grupo e identificação correta de verbos e locuções verbais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e identificação de verbos e locuções verbais;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico por meio da metodologia design thinking;
  • Promover a cooperação e a comunicação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de verbos e locuções verbais nas atividades propostas;
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo;
  • Apresentação final do projeto com qualidade e criatividade.

Ações do professor

  • Explicar e orientar os alunos sobre o conceito de verbos e locuções verbais;
  • Organizar e conduzir as atividades em grupo com a metodologia design thinking;
  • Fornecer feedbacks aos alunos durante o processo de criação do projeto.

Ações do aluno

  • Identificar verbos e locuções verbais em textos e frases;
  • Trabalhar em equipe para desenvolver um projeto criativo que envolva o tema verbos e locuções verbais;
  • Apresentar o projeto final para a turma.