Aula sobre Verbo E Locucao Verbal

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula questionando os alunos sobre o que são verbos e como eles são importantes na construção de uma frase. Após as respostas dos alunos, explique a diferença entre verbo e locução verbal.

Exemplo prático:

Escreva no quadro a frase "Eu vou sair". Em seguida, pergunte aos alunos qual é o verbo nessa frase e qual é a locução verbal. Explique que o verbo principal é "sair" e o verbo auxiliar é “vou”, formando a locução verbal "vou sair".


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que eles irão participar de uma aventura no mundo dos heróis.

  2. Etapa 2 - Análise dos verbos e locuções

    Cada grupo receberá um conjunto de cartas com verbos e locuções verbais impressos. Essas cartas serão utilizadas para formar as frases das histórias.

  3. Etapa 3 - Produção textual

    Explique que cada grupo deverá formar frases utilizando as cartas recebidas e, em seguida, utilizar essas frases para construir uma pequena história de heróis. A história deverá ter, no mínimo, 10 frases.

  4. Etapa 4 - Critérios de pontuação

    Defina um tempo máximo para a realização da atividade e estipule pontos para cada etapa. Você pode utilizar o exemplo abaixo.

    1\. 10 pontos para cada frase correta utilizando a carta de verbo;

    2\. 20 pontos para cada frase correta utilizando a carta de locução verbal;

    3\. 50 pontos para a história completa.

    Peça aos alunos para registrarem suas pontuações em uma tabela. Circule pela sala a cada nova rodada para avaliar se estão preenchendo corretamente.


  5. Etapa 5 - Desafios extras

    Para deixar a atividade mais dinâmica, crie desafios extras para cada grupo, como encontrar palavras específicas dentro das histórias, usar todas as cartas de verbos ou locuções verbais recebidas, etc.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Ao final da atividade, peça que cada grupo leia sua história em voz alta para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o conhecimento sobre verbos e locuções verbais de forma lúdica e divertida;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na construção de histórias;
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das cartas de verbos e locuções verbais;
  • Coesão e coerência da história;
  • Criatividade na construção da história.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da atividade e explicar as regras do jogo;
  • Dividir a turma em grupos e fornecer as cartas com os verbos e locuções verbais;
  • Orientar os grupos durante a atividade, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedbacks;
  • Cronometrar o tempo da atividade e encerrar o jogo.

Ações do aluno

  • Formar grupos e escolher o representante do grupo para jogar o jogo;
  • Receber as cartas com os verbos e locuções verbais e analisá-las para identificar as locuções verbais;
  • Discutir em grupo as locuções verbais encontradas e preencher a tabela de pontuação;
  • Participar ativamente do jogo, jogando as cartas corretamente e utilizando as locuções verbais adequadamente;
  • Registrar as pontuações na tabela de pontuação e realizar as correções necessárias;