Aula sobre Verbo E Locucao Verbal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Introduza o assunto de maneira que os alunos possam compreender a importância dos verbos e locuções verbais no texto. Para isso, você pode apresentar um texto curto e solicitar que os alunos identifiquem os verbos e as locuções verbais presentes.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Indique um texto sobre o tema para que os alunos leiam em casa e se preparem para a aula. O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade de leitura e compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Na sala de aula, explique o conceito de verbos e locuções verbais e solicite que os alunos criem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 subtópicos com 2 níveis de profundidade. Os alunos podem criar o mapa em grupos.

  3. Etapa 3 - Socialização dos Mapas

    Peça aos alunos que compartilhem seus mapas conceituais com a turma e faça perguntas para estimular a compreensão do assunto.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de como os verbos e as locuções verbais são usados em textos. Os alunos podem participar da discussão e identificar os verbos e locuções verbais presentes nos exemplos.

  5. Etapa 5 - Produção de Textos

    Solicite aos alunos que produzam um texto curto utilizando os verbos e locuções verbais estudados. Oriente a produção, corrija os textos e avalie o aprendizado de cada um.

  6. Etapa 6 - Pós-aula

    Solicite aos alunos que pesquisem mais sobre o assunto e compartilhem suas descobertas em uma próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura, compreensão e comunicação oral;
  • Incentivar o trabalho em equipe e a cooperação;
  • Desenvolver a habilidade de análise, interpretação e escrita;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e investigação.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos verbos e locuções verbais;
  • Organização do mapa conceitual;
  • Produção de um texto coerente e coeso.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de verbos e locuções verbais;
  • Apresentar exemplos práticos de como os verbos e locuções verbais são usados em textos;
  • Orientar a produção de textos curtos;
  • Corrigir os textos produzidos pelos alunos;
  • Avaliar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre o assunto antes da aula;
  • Criar um mapa conceitual em grupos;
  • Participar da discussão sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor;
  • Produzir um texto curto utilizando os verbos e locuções verbais estudados;
  • Pesquisar mais sobre o assunto e compartilhar suas descobertas em uma próxima aula.