Aula sobre Verbo E Locucao Verbal
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Introduza o assunto de maneira que os alunos possam compreender a importância dos verbos e locuções verbais no texto. Para isso, você pode apresentar um texto curto e solicitar que os alunos identifiquem os verbos e as locuções verbais presentes.
Etapa 1 - Pré-aula
Indique um texto sobre o tema para que os alunos leiam em casa e se preparem para a aula. O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade de leitura e compreensão dos alunos.Etapa 2 - Mapa Conceitual
Na sala de aula, explique o conceito de verbos e locuções verbais e solicite que os alunos criem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 subtópicos com 2 níveis de profundidade. Os alunos podem criar o mapa em grupos.Etapa 3 - Socialização dos Mapas
Peça aos alunos que compartilhem seus mapas conceituais com a turma e faça perguntas para estimular a compreensão do assunto.Etapa 4 - Exemplos Práticos
Apresente exemplos práticos de como os verbos e as locuções verbais são usados em textos. Os alunos podem participar da discussão e identificar os verbos e locuções verbais presentes nos exemplos.Etapa 5 - Produção de Textos
Solicite aos alunos que produzam um texto curto utilizando os verbos e locuções verbais estudados. Oriente a produção, corrija os textos e avalie o aprendizado de cada um.Etapa 6 - Pós-aula
Solicite aos alunos que pesquisem mais sobre o assunto e compartilhem suas descobertas em uma próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura, compreensão e comunicação oral;
- Incentivar o trabalho em equipe e a cooperação;
- Desenvolver a habilidade de análise, interpretação e escrita;
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e investigação.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos verbos e locuções verbais;
- Organização do mapa conceitual;
- Produção de um texto coerente e coeso.
Ações do professor
- Explicar o conceito de verbos e locuções verbais;
- Apresentar exemplos práticos de como os verbos e locuções verbais são usados em textos;
- Orientar a produção de textos curtos;
- Corrigir os textos produzidos pelos alunos;
- Avaliar o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Ler o texto sobre o assunto antes da aula;
- Criar um mapa conceitual em grupos;
- Participar da discussão sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor;
- Produzir um texto curto utilizando os verbos e locuções verbais estudados;
- Pesquisar mais sobre o assunto e compartilhar suas descobertas em uma próxima aula.