Aula sobre Verbos De Ligacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os verbos de ligação são fundamentais para a construção de frases em nossa língua. Eles são responsáveis por estabelecer relações entre o sujeito e o predicado, indicando estados, qualidades e aparências. Na aula de hoje, os alunos vão conhecer os verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”, a fim de diferenciá-los e compreender o efeito de sentido que cada um deles proporciona. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de debate crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente desenvolvido e Plenamente desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando a importância dos verbos de ligação na construção de frases e textos. Em seguida, divida a turma em grupos de três a quatro alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um dos verbos de ligação: “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” ou “permanecer”. Eles deverão buscar exemplos de uso desses verbos em textos e situações cotidianas, bem como suas diferenças de sentido em cada contexto.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e debater com a turma sobre as diferenças de sentido dos verbos de ligação. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente desenvolvido e Plenamente desenvolvido para cada subtópico abordado na aula. Forneça um modelo e orientações para a criação do template.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos irão aplicar o template criado na avaliação do trabalho de outro grupo, utilizando os critérios estabelecidos. Acompanhe a atividade e forneça feedbacks.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os objetivos e principais aprendizados obtidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar os verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Promover a criação de um template de avaliação por rubrica para avaliação dos trabalhos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do uso dos verbos de ligação em diferentes contextos.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica coerente e eficiente.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Mediar o debate em grupo.
  • Fornecer feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um dos verbos de ligação.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica.