Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples Was Were
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, vamos aprender sobre verbos irregulares no passado simples, especificamente sobre os verbos "was" e "were". Esses verbos são muito importantes na construção de frases em inglês e são usados com muita frequência no dia a dia, seja para falar sobre experiências passadas ou para descrever algo que aconteceu em um determinado momento. Usaremos a metodologia Design Sprint para criar um modelo com 5 etapas para ajudar no entendimento dos verbos irregulares e também para reforçar o uso das preposições de tempo "in, on, at" e conectores "and, but, because, then, so, before, after, entre outros".
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula, explique a importância dos verbos irregulares no passado e o objetivo da aula. Faça uma breve revisão dos verbos regulares no passado simples e fale sobre a importância dos verbos irregulares no idioma. Apresente exemplos de frases com "was" e "were" e peça aos alunos que as identifiquem.Etapa 2 - Entender
Explique a metodologia Design Sprint e apresente seus cinco passos: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Em seguida, escreva no quadro as palavras "was" e "were" e peça aos alunos que compartilhem o que já sabem sobre esses verbos. Explique as diferenças entre "was" e "were", de forma clara e objetiva, utilizando exemplos práticos e frases em contexto. Além disso, explore os principais verbos irregulares no passado, mostrando como eles se comportam e quando devem ser usados.Etapa 3 - Esboçar
Divida os alunos em grupos de três ou quatro pessoas e peça a eles que criem um esboço ou um mapa mental sobre os verbos "was" e "were", e também sobre preposições de tempo e conectores. Eles podem usar canetas coloridas e papel para fazer anotações e desenhos.Os alunos deverão discutir juntos para criar o mapa mental.
Etapa 4 - Decidir
Peça aos grupos que escolham as informações mais importantes e relevantes sobre os verbos irregulares e que as organizem em um modelo que inclua as cinco etapas do Design Sprint. Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma. Os alunos devem dar feedback das apresentações, analisando pontos fortes e fracos e como podem melhorar na próxima vez.Etapa 5 - Prototipar
Peça a cada grupo que use o modelo para criar frases diferentes com os verbos "was" e "were", preposições de tempo e conectores. Eles podem então trocar suas frases com outros grupos para que todos possam praticar.Etapa 6 - Encerramento
Faça um resumo dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância de praticar o uso correto dos verbos irregulares no passado na comunicação em inglês. Encerre a aula pedindo aos alunos que compartilhem exemplos de frases que escreveram e incentivando a prática em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros)."
- Promover o trabalho em grupo, a colaboração e a criatividade dos alunos.
- Estimular a prática oral e escrita da língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
- Qualidade e clareza do modelo criado pelo grupo.
- Nível de domínio dos verbos irregulares, preposições de tempo e conectores demonstrado pelos alunos em suas frases.
- Uso correto de estruturas gramaticais e de vocabulário.
- Criatividade e originalidade nas frases criadas pelos alunos.
Ações do professor
- Fornecer exemplos claros e ilustrativos de verbos irregulares no passado simples.
- Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Design Sprint e incentivar a participação dos alunos em todas as suas etapas.
- Estimular a prática oral e escrita da língua inglesa durante toda a aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos a cada etapa do Design Sprint e oferecer feedback construtivo.
- Estimular a criatividade e originalidade dos alunos em suas frases e ideias.
Ações do aluno
- Participar ativamente durante toda a aula.
- Colaborar com os colegas em todos os estágios do Design Sprint.
- Demonstrar domínio dos verbos irregulares, preposições de tempo e conectores nas frases criadas.
- Usar corretamente as estruturas gramaticais e o vocabulário aprendido.
- Ser criativo e original nas frases e ideias apresentadas durante a aula.