Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples Was Were

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos aprender sobre verbos irregulares no passado simples, especificamente sobre os verbos "was" e "were". Esses verbos são muito importantes na construção de frases em inglês e são usados com muita frequência no dia a dia, seja para falar sobre experiências passadas ou para descrever algo que aconteceu em um determinado momento. Usaremos a metodologia Design Sprint para criar um modelo com 5 etapas para ajudar no entendimento dos verbos irregulares e também para reforçar o uso das preposições de tempo "in, on, at" e conectores "and, but, because, then, so, before, after, entre outros".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explique a importância dos verbos irregulares no passado e o objetivo da aula. Faça uma breve revisão dos verbos regulares no passado simples e fale sobre a importância dos verbos irregulares no idioma. Apresente exemplos de frases com "was" e "were" e peça aos alunos que as identifiquem.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique a metodologia Design Sprint e apresente seus cinco passos: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Em seguida, escreva no quadro as palavras "was" e "were" e peça aos alunos que compartilhem o que já sabem sobre esses verbos. Explique as diferenças entre "was" e "were", de forma clara e objetiva, utilizando exemplos práticos e frases em contexto. Além disso, explore os principais verbos irregulares no passado, mostrando como eles se comportam e quando devem ser usados.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos de três ou quatro pessoas e peça a eles que criem um esboço ou um mapa mental sobre os verbos "was" e "were", e também sobre preposições de tempo e conectores. Eles podem usar canetas coloridas e papel para fazer anotações e desenhos.

    Os alunos deverão discutir juntos para criar o mapa mental.


  4. Etapa 4 - Decidir

    Peça aos grupos que escolham as informações mais importantes e relevantes sobre os verbos irregulares e que as organizem em um modelo que inclua as cinco etapas do Design Sprint. Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma. Os alunos devem dar feedback das apresentações, analisando pontos fortes e fracos e como podem melhorar na próxima vez.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Peça a cada grupo que use o modelo para criar frases diferentes com os verbos "was" e "were", preposições de tempo e conectores. Eles podem então trocar suas frases com outros grupos para que todos possam praticar.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um resumo dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância de praticar o uso correto dos verbos irregulares no passado na comunicação em inglês. Encerre a aula pedindo aos alunos que compartilhem exemplos de frases que escreveram e incentivando a prática em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros)."
  • Promover o trabalho em grupo, a colaboração e a criatividade dos alunos.
  • Estimular a prática oral e escrita da língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Qualidade e clareza do modelo criado pelo grupo.
  • Nível de domínio dos verbos irregulares, preposições de tempo e conectores demonstrado pelos alunos em suas frases.
  • Uso correto de estruturas gramaticais e de vocabulário.
  • Criatividade e originalidade nas frases criadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos claros e ilustrativos de verbos irregulares no passado simples.
  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Design Sprint e incentivar a participação dos alunos em todas as suas etapas.
  • Estimular a prática oral e escrita da língua inglesa durante toda a aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos a cada etapa do Design Sprint e oferecer feedback construtivo.
  • Estimular a criatividade e originalidade dos alunos em suas frases e ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente durante toda a aula.
  • Colaborar com os colegas em todos os estágios do Design Sprint.
  • Demonstrar domínio dos verbos irregulares, preposições de tempo e conectores nas frases criadas.
  • Usar corretamente as estruturas gramaticais e o vocabulário aprendido.
  • Ser criativo e original nas frases e ideias apresentadas durante a aula.