Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples Was Were

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os verbos irregulares no passado simples são uma parte importante do aprendizado do idioma inglês. Eles são usados ​​para descrever eventos ou ações concluídas no passado, mas que não têm uma regra definida. Em nosso cotidiano, encontramos esses verbos em histórias e conversas, por exemplo. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre os verbos was/were e como usá-los corretamente no passado. Utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, que permite aos alunos participar ativamente do processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre verbos irregulares no passado simples e como eles são usados em sua rotina diária.

  2. Etapa 2 - Explicação teórica

    Explique o uso dos verbos was/were e como eles são usados em frases no passado. Para melhorar a compreensão, você pode usar exemplos em frases curtas.

  3. Etapa 3 - Criando um modelo de registro de aprendizagem

    Os alunos vão criar um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out, onde os alunos farão anotações durante a aula. O objetivo é que eles tenham um registro de sua aprendizagem e consigam visualizar seu progresso. Você deve mostrar como criar esse modelo de registro.

  4. Etapa 4 - Atividade online

    A turma deve assistir a um vídeo com exemplos práticos sobre o uso correto dos verbos irregulares no passado simples, com foco nos verbos was/were. Em seguida, deve assistir a outro vídeo e identificar nele os usos dos verbos was/were.

  5. Etapa 5 - Discussão em duplas

    Em duplas, os estudantes vão discutir situações em que utilizamos os verbos irregulares no passado simples. O objetivo é que eles se comuniquem em inglês e pratiquem a utilização desses verbos, na prática.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem, destacando o que aprenderam na aula e como aplicarão esse conhecimento no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado);
  • Estimular a comunicação oral em inglês entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Criação e preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem;
  • Utilização correta e compreensão dos verbos was/were no contexto apresentado durante a aula.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva, utilizando exemplos visuais e práticos;
  • Estimular a participação dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a comunicação em inglês;
  • Orientar os alunos no preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre o conteúdo;
  • Criar e preencher o modelo de registro de aprendizagem;
  • Praticar a comunicação oral em inglês durante as atividades em dupla.