Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples Was Were

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, vamos trabalhar com verbos irregulares no passado simples, especificamente os verbos "was" e "were". É importante que os alunos conheçam a gramática dos verbos em inglês, pois ela é a base para a criação de frases coerentes. Os verbos irregulares apresentam formas diferentes no passado simples, e muitos deles são muito comuns em conversas cotidianas. Por isso, é importante que os alunos tenham um bom repertório de verbos irregulares. Além disso, vamos utilizar a metodologia Estudo de Caso para trabalhar o tema, que consiste em identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar as informações e apresentar soluções. Essa metodologia incentiva a participação dos alunos, estimula o pensamento crítico e trabalha a habilidade de pesquisa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explique a importância de conhecer os verbos irregulares no passado simples em inglês, e fale sobre a metodologia Estudo de Caso. O objetivo dessa etapa é engajar a turma no tema da aula.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Separe os alunos em grupos e permita que eles escolham um tema relacionado a verbos irregulares no passado simples. O objetivo dessa etapa é permitir que os estudantes trabalhem com um tema do seu interesse e desenvolvam autonomia para escolher os seus projetos.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    O grupo deve definir a temática da sua pesquisa, identificando um problema relacionado a verbos irregulares no passado simples. Por exemplo, ele pode identificar que muitos estudantes têm dificuldade em usar os verbos "was" e "were" corretamente. O objetivo dessa etapa é estimular o pensamento crítico e identificar um problema relevante para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    O grupo deve realizar pesquisas, entrevistas com pessoas reais e outros recursos para coletar informações sobre o problema identificado. O objetivo dessa etapa é ampliar o conhecimento deles sobre o tema e incentivar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    O grupo deve analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções. Por exemplo, ele pode analisar que a falta de prática no uso dos verbos "was" e "were" pode ser uma das causas da dificuldade dos estudantes. O objetivo dessa etapa é estimular o pensamento crítico deles e desenvolver a habilidade de análise.

  6. Etapa 6 - Comparação

    O grupo deve comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas buscando entender a relevância do problema. Por exemplo, pode comparar a dificuldade dos alunos em usar os verbos "was" e "were" com a dificuldade de outros alunos em outras escolas. O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade de comparação e análise de informações.

  7. Etapa 7 - Soluções

    O grupo deve apresentar soluções para o problema identificado, buscando contribuir para a disseminação da informação sobre verbos irregulares no passado simples. Por exemplo, o grupo pode criar infográficos para distribuir na comunidade, ensinando as formas corretas de usar os verbos "was" e "were". O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade de proposição de soluções e trabalhar a criatividade dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa;
  • Estimular o pensamento crítico;
  • Desenvolver a habilidade de análise de informações;
  • Desenvolver a habilidade de comparação;
  • Estimular a criatividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo;
  • Qualidade da análise e comparação das informações;
  • Qualidade das soluções apresentadas pelo grupo;
  • Qualidade da apresentação dos infográficos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Estudo de Caso;
  • Separar os alunos em grupos e permitir a escolha do tema;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas etapas do Estudo de Caso;
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos;
  • Avaliar a participação e o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado a verbos irregulares no passado simples;
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido;
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações;
  • Analisar o contexto do problema identificado;
  • Comparar os dados obtidos;