Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples Was Were

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O objetivo desta atividade é ajudar os estudantes a identificar verbos irregulares no passado simples e usá-los corretamente em frases. Verbos irregulares são aqueles que não seguem as regras regulares de adicionar "-ed" no final. Em vez disso, cada verbo tem uma forma única no passado simples. Por exemplo, o verbo "be" no presente se torna "was" ou "were" no passado simples. É importante que os estudantes aprendam a diferença e usem os verbos corretamente em suas próprias frases. Vamos usar gamificação para tornar a aula mais envolvente e interativa. Os alunos vão criar um mapa de registro para um jogo que os incentivará a praticar verbos no passado simples.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a atividade discutindo com os estudantes sobre verbos no passado simples e o que os diferencia de verbos regulares. Depois disso, explique como a gamificação vai ser usada em sala de aula para tornar a aula mais divertida.

  2. Etapa 2 - Instruções para criar um mapa de registro

    Os alunos vão criar um mapa de registro que inclua Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e qual o motivo do sucesso do jogo. O objetivo é incentivá-los a pensar em como eles podem criar um jogo divertido que inclua diferentes verbos no passado simples.

  3. Etapa 3 - Grupos de Trabalho

    Os estudantes vão se dividir em grupos e criar um jogo que envolva verbos no passado simples. Eles devem fazer uma lista de verbos irregulares que serão usados no jogo e decidir como vão recompensar os jogadores quando eles os usarem corretamente.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos vão criar o jogo. Eles podem usar cartas, tabuleiros, jogos digitais, ou qualquer outra forma de jogo que desejarem.

  5. Etapa 5 - Testando os Jogos

    Os grupos vão trocar os jogos para testar uns aos outros. Eles devem avaliar uns aos outros, oferecendo feedback, sugestões e ideias para melhorar seus jogos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Para encerrar, os alunos vão compartilhar suas ideias e discussões sobre como desenvolver jogos educativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Combinar metodologia ativa com gamificação;
  • Desenvolver a habilidade de criar e usar verbos irregulares no passado simples em frases;
  • Produzir um ambiente interativo e divertido para a aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas do processo;
  • Criação de um jogo divertido e engajador que inclua verbos irregulares no passado simples;
  • Habilidade de identificar e usar corretamente verbos no passado simples em frases.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras e objetivos para a atividade;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos em grupos;
  • Fornecer feedback construtivo sobre as discussões dos estudantes.

Ações do aluno

  • Colaborar em grupo para criar um jogo com verbos irregulares no passado simples;
  • Testar e propor melhorias nos jogos dos outros grupos;
  • Identificar e usar corretamente verbos no passado simples em frases.