Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples Was Were

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos trabalhar os verbos irregulares no passado simples (was/were) em inglês. É muito importante aprendermos essa estrutura, pois ela é bastante utilizada em diversos contextos, como em conversas simples do dia a dia e em textos mais complexos. Além disso, aprender a lidar com esses verbos irregulares ajuda a compreender melhor a língua inglesa. Para tornar essa atividade mais dinâmica e participativa, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos se dividem em três grupos para realizarem atividades diversas relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma revisão sobre os verbos regulares no passado simples e seus usos. Em seguida, faça uma exposição sobre os verbos irregulares no passado simples, com exemplos de uso e pronúncia.

  2. Etapa 2 - Divisão das estações

    Os alunos serão divididos em três grupos. Cada grupo vai ficar responsável por uma estação de atividades. Os grupos serão rotacionados entre as estações, para que cada grupo possa realizar cada atividade proposta. A primeira estação terá atividades que envolvem montar frases no passado simples de verbos irregulares. Você pode fornecer uma lista de palavras ou partes de frases prontas a serem montadas como um quebra-cabeça.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    A segunda estação terá atividades que envolvem a identificação de verbos irregulares no passado simples a partir de textos. Disponibilize textos curtos, como letra de músicas e poemas.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, as atividades envolvem a criação de frases com verbos irregulares no passado simples.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Faça um feedback das atividades realizadas pelos alunos, corrigindo possíveis erros e tirando dúvidas sobre os verbos irregulares no passado simples.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Para finalizar, será proposta uma atividade de produção escrita, na qual cada aluno deve criar um parágrafo com tema a ser escolhido pela turma com verbos irregulares no passado simples. Peça para os estudantes lerem as produções, avalie os textos e dê o feedback necessário.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado).
  • Promover a interação e o trabalho em equipe dos alunos, por meio da metodologia de rotação por estações.
  • Estimular a produção escrita dos alunos, por meio de uma atividade de produção.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de verbos irregulares no passado simples.
  • Criação de frases com verbos irregulares no passado simples.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Produção de frases coerentes e gramaticalmente corretas com verbos irregulares no passado simples.
  • Compreensão prática do uso dos verbos irregulares no passado simples.

Ações do professor

  • Fazer uma revisão sobre os verbos regulares no passado simples e seus usos.
  • Realizar exposição sobre os verbos irregulares no passado simples.
  • Propor atividades diversificadas e criativas que envolvem o uso de verbos irregulares no passado simples.
  • Corrigir possíveis erros dos alunos nas atividades propostas.
  • Dar feedback nas atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Colaborar com o trabalho em equipe na rotação por estações.
  • Identificar corretamente verbos irregulares no passado simples.
  • Criar frases coerentes com verbos irregulares no passado simples.
  • Produzir um texto coerente e gramaticalmente correto com verbos irregulares no passado simples.