Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples Was Were

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre verbos irregulares no passado simples, mais especificamente "was" e "were". Esses verbos são muito utilizados na língua inglesa e, portanto, são bastante relevantes para o aprendizado da língua. Os alunos serão apresentados à metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles terão a oportunidade de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal" para avaliar a atividade ao final. A metodologia ativa permite que os alunos estejam mais envolvidos em sua própria aprendizagem, tornando a experiência mais significativa e prazerosa.

  1. Etapa 1 - Atividade pré-aula

    Antes da aula, envie um vídeo ou texto explicando o tema para os alunos, juntamente com alguns exercícios para eles realizarem em casa. Essa atividade pré-aula consiste na pesquisa de exemplos de verbos irregulares no passado simples, mais especificamente "was" e "were".

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre verbos irregulares no passado simples, explicando o que são e suas principais características. A turma deve apresentar os exercícios realizados em casa para correção, pois ajudam os alunos a compreender o tema mais facilmente.

  3. Etapa 3 - Construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos vão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como criar o modelo e dê exemplos de respostas para cada campo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos pelos alunos

    Os alunos apresentam os exemplos práticos e didáticos da etapa 1 para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas sobre o tema para garantir que todos estejam acompanhando.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e vão receber uma atividade para realizar em grupo. A atividade consiste em criar frases utilizando os verbos "was" e "were" no passado simples. Os alunos devem se ajudar mutuamente e consultar seus materiais de pesquisa para criar as frases mais adequadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação das atividades em grupo

    Cada grupo apresenta suas frases para a turma, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Comente as respostas e corrija possíveis erros que os alunos tenham cometido.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, recapitulando os principais pontos e incentivando os alunos a continuarem a praticar a construção de frases com verbos irregulares no passado simples em seu tempo livre.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado simples.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Utilizar metodologias ativas para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos durante toda a aula.
  • Capacidade dos alunos em construir frases adequadas utilizando os verbos "was" e "were" no passado simples.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, explicando como ela funciona e como os alunos devem realizar a atividade pré-aula.
  • Incentivar a participação e a colaboração em grupo durante toda a aula.
  • Tirar dúvidas e corrigir possíveis erros cometidos pelos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Realizar a atividade pré-aula de pesquisa sobre verbos irregulares no passado simples.
  • Colaborar e participar ativamente em grupo durante todas as atividades da aula.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs de forma adequada para avaliar a atividade.