Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos trabalhar com os verbos irregulares no Passado simples. Esses verbos são muito importantes na construção de frases no passado e, por isso, é fundamental que os alunos dominem esse assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema e explique a importância dos verbos irregulares no Passado simples na construção de frases no passado. Faça uma revisão rápida dos verbos regulares no Passado simples. Em seguida, apresente a metodologia Cultura Maker e explique como será a atividade.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo

    Cada aluno deve criar um diário de bordo para trabalhar os verbos irregulares no Passado simples. O diário de bordo deve conter os seguintes campos: _Problema, Geração de alternativas e Solução_. Os alunos devem escolher um contexto para trabalhar os verbos irregulares, como viagem, esportes, culinária, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre verbos irregulares no Passado simples e selecionar os verbos que fazem parte do contexto escolhido pelo grupo.

    _Exemplo:_

    _Se o aluno escolheu o tema “viagem”, possíveis verbos são: hospedar, reservar, voar, embarcar, desembarcar, fazer as malas, entre outros._


  4. Etapa 4 - Construção do diário de bordo

    Com os verbos selecionados, os alunos irão preencher os campos do diário de bordo, descrevendo o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo deverá apresentar o seu diário de bordo para a turma e explicar o contexto escolhido, os verbos selecionados e como foi o processo de construção do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Aplique exercícios sobre os verbos irregulares no Passado simples para consolidar o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e criatividade através da metodologia Cultura Maker.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na escolha do contexto para a atividade proposta.
  • Seleção adequada dos verbos irregulares no Passado simples para o contexto escolhido.
  • Apresentação clara e organizada do diário de bordo.
  • Desempenho satisfatório nos exercícios aplicados.
  • Participação efetiva em todas as etapas da atividade proposta.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia Cultura Maker e como será a atividade proposta.
  • Auxiliar os alunos durante o processo de construção do diário de bordo.
  • Aplicar exercícios para consolidar o aprendizado dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade proposta.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Selecionar adequadamente os verbos irregulares no Passado simples para o contexto escolhido.
  • Preencher corretamente os campos do diário de bordo.
  • Participar ativamente da apresentação do diário de bordo.
  • Realizar os exercícios aplicados pelo professor.