Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os verbos irregulares no passado simples são uma parte importante da gramática inglesa e são amplamente usados em conversas cotidianas. Essa habilidade envolve a construção de repertório lexical sobre verbos regulares e irregulares, preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros) em Inglês.

Nesta aula, os alunos serão apresentados a uma metodologia ativa de ensino híbrido, na qual eles serão encorajados a criar um modelo de registro de aprendizagem para acompanhar seu progresso e desenvolver habilidades de autoavaliação e reflexão.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem verbos regulares e irregulares no passado simples e se eles os usam em conversas cotidianas. Faça uma breve apresentação sobre o tema e como ele será trabalhado nesta aula.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Os alunos, em seus grupos, farão o Check-in no modelo de registro de aprendizagem, no qual responderão a perguntas sobre o que já aprenderam sobre verbos irregulares e quais são seus objetivos para a atividade.

  3. Etapa 3 - Bingo de Verbos Irregulares

    Os alunos jogarão o jogo de bingo dos verbos irregulares no passado simples, no qual o professor dirá verbos no infinitivo e os alunos devem marcar os equivalentes no passado simples em seu cartão de bingo.

  4. Etapa 4 - Atividade em Grupo

    Após sorteado um número suficiente de verbos para todos os estudantes (um para cada), oriente os alunos a criarem um "dicionário de verbos irregulares" no passado simples.

    Os alunos terão que pesquisar e listar os verbos irregulares no passado simples em um caderno, fazer uma ilustração ou foto para cada verbo e incluir uma frase simples com cada um. O objetivo é que cada aluno da turma contribua com pelo menos um verbo.

    Professor, circule pela sala e apoie os estudantes nesta tarefa.


  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão o Check-out no modelo de registro de aprendizagem, no qual eles responderão a perguntas sobre o que aprenderam durante a aula e o que ainda precisam desenvolver.

  6. Etapa 6 - Apresentação e Revisão

    Os alunos apresentarão suas ilustrações e frases sobre os verbos irregulares no passado simples de seus grupos.

    Professor, faça uma revisão final sobre os erros comuns cometidos pelos alunos e como eles podem ser corrigidos.


  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode propor uma tarefa de casa para os alunos, que pode ser uma pesquisa sobre verbos regulares, preposições de tempo ou conectores em Inglês, ou uma atividade de escrita usando verbos irregulares no passado simples.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita em Inglês.
  • Incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de autoavaliação e reflexão nos alunos.
  • Estimular a curiosidade e o gosto pela língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da atividade.
  • Criatividade e precisão na realização das atividades em grupo.
  • Habilidade em reconhecer verbos irregulares no passado simples em conversas cotidianas em Inglês.
  • Habilidade em usar corretamente preposições de tempo e conectores em frases simples em Inglês.
  • Habilidade em autoavaliar e refletir sobre seu próprio progresso na aprendizagem de Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e atraente.
  • Monitorar o progresso dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Fornecer feedback para os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação de todos os alunos por meio de perguntas e desafios.
  • Proporcionar uma atmosfera de aprendizagem positiva e segura.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades da atividade.
  • Colaborar e comunicar-se de forma efetiva com seus colegas de grupo.
  • Identificar verbos irregulares no passado simples em conversas cotidianas em Inglês.
  • Usar corretamente preposições de tempo e conectores em frases simples em Inglês.
  • Refletir e avaliar seu próprio progresso na aprendizagem de Inglês.