Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os verbos irregulares no Passado Simples são muito importantes na língua inglesa, pois eles são usados com frequência na comunicação cotidiana.

Para contar uma história sobre algo que aconteceu ontem, por exemplo, você precisa usar o passado simples para descrever suas ações.

Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre os verbos irregulares no passado simples, as preposições de tempo e os conectores, por meio da metodologia ativa da gamificação, na qual os alunos criarão um jogo para desenvolver suas habilidades em ação.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula pedindo aos alunos que citem alguns verbos irregulares no passado simples e designando um aluno para escrevê-los no quadro. Em seguida, apresente a metodologia da gamificação e divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Cada grupo deve escolher um tema para confeccionar seu próprio jogo, como esportes, aventuras, viagens, etc.

    Em seguida, os grupos devem criar um mapa de registro com os campos: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o Consumidor Final e o motivo de ser um jogo envolvente_.


  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do Jogo

    Os grupos devem agora criar o jogo em si.

    Professor, forneça aos alunos uma lista de verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo que devem ser incluídos no jogo.


  4. Etapa 4 - Testando os Jogos

    Os grupos irão testar entre si os jogos que criaram.

    Cada aluno jogará o jogo e fornecerá feedback sobre sua jogabilidade e dificuldade.

    Professor, incentive os alunos a dar sugestões construtivas para melhorias.


  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos devem se reunir para discutir a experiência de criação do jogo e compartilhar seus resultados. Cada grupo deve explicar como o jogo ajuda a melhorar as habilidades em verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.

  6. Etapa 6 - Debriefing

    Encerre a aula perguntando aos alunos como se sentiram com a metodologia da gamificação e se acham que isso ajudou a aprender mais sobre verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o aprendizado de forma lúdica e ativa.
  • Oferecer aos alunos a oportunidade de criar algo novo e diferente.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver as habilidades em verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade de pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do jogo em grupo.
  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Utilização correta dos verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
  • Jogabilidade e equilíbrio entre o tempo e a dificuldade.
  • Feedback construtivo e colaboração com outros grupos.

Ações do professor

  • Ministrar a aula em um ambiente descontraído e divertido.
  • Fornecer feedback construtivo para o desenvolvimento dos jogos.
  • Estimular a troca de ideias entre os grupos.
  • Orientar os alunos quanto ao uso correto dos verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
  • Ajudar a avaliar os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do jogo em grupo.
  • Utilizar de criatividade para desenvolver o jogo.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com outros grupos.
  • Utilizar corretamente os verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
  • Ouvir e fornecer feedback construtivo sobre outros jogos criados pelos outros grupos.