Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Para contar uma história sobre algo que aconteceu ontem, por exemplo, você precisa usar o passado simples para descrever suas ações.
Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre os verbos irregulares no passado simples, as preposições de tempo e os conectores, por meio da metodologia ativa da gamificação, na qual os alunos criarão um jogo para desenvolver suas habilidades em ação.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula pedindo aos alunos que citem alguns verbos irregulares no passado simples e designando um aluno para escrevê-los no quadro. Em seguida, apresente a metodologia da gamificação e divida os alunos em grupos.Etapa 2 - Brainstorm
Cada grupo deve escolher um tema para confeccionar seu próprio jogo, como esportes, aventuras, viagens, etc.Em seguida, os grupos devem criar um mapa de registro com os campos: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o Consumidor Final e o motivo de ser um jogo envolvente_.
Etapa 3 - Desenvolvimento do Jogo
Os grupos devem agora criar o jogo em si.Professor, forneça aos alunos uma lista de verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo que devem ser incluídos no jogo.
Etapa 4 - Testando os Jogos
Os grupos irão testar entre si os jogos que criaram.Cada aluno jogará o jogo e fornecerá feedback sobre sua jogabilidade e dificuldade.
Professor, incentive os alunos a dar sugestões construtivas para melhorias.
Etapa 5 - Discussão em Grupo
Os grupos devem se reunir para discutir a experiência de criação do jogo e compartilhar seus resultados. Cada grupo deve explicar como o jogo ajuda a melhorar as habilidades em verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.Etapa 6 - Debriefing
Encerre a aula perguntando aos alunos como se sentiram com a metodologia da gamificação e se acham que isso ajudou a aprender mais sobre verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover o aprendizado de forma lúdica e ativa.
- Oferecer aos alunos a oportunidade de criar algo novo e diferente.
- Promover a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver as habilidades em verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
- Desenvolver a criatividade e a habilidade de pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na elaboração do jogo em grupo.
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Utilização correta dos verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
- Jogabilidade e equilíbrio entre o tempo e a dificuldade.
- Feedback construtivo e colaboração com outros grupos.
Ações do professor
- Ministrar a aula em um ambiente descontraído e divertido.
- Fornecer feedback construtivo para o desenvolvimento dos jogos.
- Estimular a troca de ideias entre os grupos.
- Orientar os alunos quanto ao uso correto dos verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
- Ajudar a avaliar os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da elaboração do jogo em grupo.
- Utilizar de criatividade para desenvolver o jogo.
- Trabalhar em equipe e colaborar com outros grupos.
- Utilizar corretamente os verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo.
- Ouvir e fornecer feedback construtivo sobre outros jogos criados pelos outros grupos.