Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos trabalhar os verbos irregulares no passado simples, que são muito importantes para a comunicação em Inglês.

Eles são usados em situações diárias, como contar histórias, falar sobre o que aconteceu no passado e descrever experiências.

Os verbos irregulares não seguem uma regra, portanto, é importante praticar e memorizá-los.

Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações. Essa metodologia vai permitir que os estudantes trabalhem o tema de forma mais dinâmica e interativa.


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula fazendo uma revisão dos verbos regulares no passado simples, já que essa é uma base importante para aprender os irregulares. Ofereça frases de exemplo e peça aos alunos que transformem os verbos para o passado simples.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Explique a metodologia da Rotação por Estações, em que os alunos serão divididos em 3 grupos (que serão as estações). Cada estação será responsável por uma atividade diferente relacionada ao tema.

    Estação 1 - Jogo dos verbos irregulares

    Na estação 1, os alunos deverão jogar um jogo para praticar os verbos irregulares.

    Professo, ofereça um jogo de tabuleiro ou recursos digitais para um jogo online visando fazer os alunos praticarem a conjugação correta dos verbos irregulares no passado simples.

    Estação 2 - Preencher lacunas

    Na estação 2, os alunos deverão completar frases com os verbos irregulares no passado simples. Professo, ofereça um texto com lacunas que os alunos deverão preencher com o verbo correto. O objetivo é praticar o uso dos verbos no passado simples em contextos diferentes.

    Estação 3 - História em grupo

    Na estação 3, os alunos deverão criar uma história em grupo utilizando os verbos irregulares no passado simples. Cada grupo deverá criar uma história diferente, utilizando os verbos que aprendeu na aula. O objetivo é incentivar a criatividade dos alunos e praticar o uso dos verbos irregulares no passado simples em um contexto de comunicação.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Para finalizar, promova uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e dificuldades encontradas durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado)
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias
  • Promover a interação e cooperação entre os alunos
  • Praticar o uso correto dos verbos irregulares no passado simples em diferentes contextos
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar corretamente os verbos irregulares no passado simples nas atividades propostas
  • Criatividade e originalidade na criação das histórias em grupo
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo
  • Cooperação dos alunos durante as atividades em grupo
  • Progresso individual dos alunos na construção do repertório lexical de verbos regulares e irregulares

Ações do professor

  • Explicar e demonstrar claramente as atividades propostas
  • Monitorar o progresso dos alunos durante as atividades
  • Estimular a interação e colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo
  • Corrigir os erros cometidos pelos alunos e fornecer feedback construtivo
  • Promover discussões em grupo para estimular a reflexão e o aprendizado

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Cooperar e interagir com os colegas durante as atividades em grupo
  • Aplicar corretamente os verbos irregulares no passado simples nas atividades propostas
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação das histórias em grupo
  • Refletir sobre suas próprias dificuldades e avanços durante a aula.