Aula sobre Verbos Irregulares No Passado Simples

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Verbos irregulares no passado simples são um importante aspecto da língua inglesa que precisamos aprender para nos comunicarmos adequadamente. Eles são usados para nos ajudar a falar sobre eventos que ocorreram no passado.

Na vida cotidiana, podemos aplicar essa habilidade na comunicação com pessoas de outros países ou mesmo em situações em que precisamos descrever um evento do passado em Inglês.

Nesta atividade, vamos aprender sobre verbos irregulares no passado simples e como eles podem ser usados em diferentes situações por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.


  1. Etapa 1 - Preparação (antes do dia da atividade)

    Para iniciar, forneça aos alunos uma lista de verbos irregulares no passado simples e peça que os estudantes pesquisem o significado desses verbos em Inglês e criem uma lista de frases utilizando cada verbo. Os alunos terão que entregar essa lista ao professor no dia da atividade.

  2. Etapa 2 - Exposição

    Prepare uma apresentação em PowerPoint com exemplos de frases utilizando os verbos irregulares no passado simples em diferentes contextos para que os alunos possam entender como eles são usados na prática. Na apresentação, explique também as regras gramaticais que regem o uso desses verbos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá a tarefa de criar um mapa conceitual sobre verbos irregulares no passado simples, com uma ideia central e pelo menos 8 sub-ideias.

    Os alunos terão que usar as informações adquiridas na etapa de exposição e na pesquisa prévia para criar o mapa conceitual. Deve-se ressaltar a importância da cooperação entre os membros do grupo durante a criação do mapa conceitual.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando o significado de cada termo e como ele se encaixa no contexto geral.

  5. Etapa 5 - Prática de conversação

    Em duplas, e consultando os mapas conceituais criados, os alunos terão que criar agora uma conversa utilizando verbos irregulares no passado simples.

    Professor, circule pela sala para ajudar os alunos e para corrigir eventuais erros.


  6. Etapa 6 - Feedback individual

    Forneça um feedback individual sobre a conversa usando os verbos irregulares no passado simples e sobre a apresentação dos mapas conceituais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês.
  • Aprender a utilizar verbos irregulares no passado simples em diferentes contextos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação.
  • Aprender a utilizar conectores e preposições de tempo em Inglês.
  • Estimular a pesquisa e o aprendizado autônomo.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades em grupo.
  • Precisão e correção gramatical na produção textual.
  • Coerência entre a ideia central e as sub-ideias no mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na conversa em inglês utilizando verbos irregulares no passado simples.
  • Pontualidade na entrega das atividades.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos sobre como criar o mapa conceitual e elaborar as frases.
  • Fornecer feedback individual sobre o desempenho dos alunos.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Corrigir erros gramaticais durante as atividades.

Ações do aluno

  • Pesquisar e criar frases utilizando verbos irregulares no passado simples.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar uma conversa utilizando verbos irregulares no passado simples em diferentes contextos.
  • Produzir um texto utilizando verbos irregulares no passado simples, conectores e preposições de tempo em Inglês.