Aula sobre Verbos Regulares No Passado Simples

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, trabalharemos sobre os verbos regulares no passado simples. Essa é uma habilidade importante para a comunicação em inglês, pois nos permite falar sobre ações que aconteceram no passado. Será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criam repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores. Os exemplos apresentados serão aplicáveis ​​ao cotidiano dos estudantes para que possam se conectar com o conteúdo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o objetivo da atividade e contextualizando o tema. Em seguida, será apresentado um breve vídeo sobre os verbos regulares no passado simples. Dê exemplos de frases contextualizadas com verbos regulares para a turma compreender o uso do tempo verbal.

  2. Etapa 2 - Atividade de compreensão oral

    Os alunos assistem a um pequeno vídeo ou áudio em inglês, que contém uma pessoa falando sobre ações no passado, como era a vida antigamente e respondem a algumas perguntas como: Quais são as ações mencionadas? Quando aconteceu? O que mudou?

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Os estudantes serão divididos em 3 grupos e cada grupo passa 20 minutos em cada estação. Nesta primeira estação, eles fazem um jogo de associação para memorizar os verbos regulares no passado simples e terão que identificar o tempo verbal correspondente.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Na segunda estação, o grupo faz um exercício de preenchimento de lacunas com os verbos regulares no passado simples e preposições de tempo (in, on, at).

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Na terceira estação, o grupo faz um exercício de escrita em que deve criar frases usando verbos regulares no passado simples e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

  6. Etapa 6 - Discussão e feedback

    Os estudantes retornam ao grupo inicial e compartilham o que aprenderam em cada estação. Dê feedback à turma e tire possíveis dúvidas que ainda hajam.

  7. Etapa 7 - Prática Adicional

    Em seguida, a turma fará um exercício de leitura em que terá que preencher as lacunas com os verbos regulares no passado simples. Você pode usar exemplos da vida real para que os alunos possam praticar o novo conhecimento.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Finalmente, revise o objetivo da atividade e incentive os alunos a praticarem as habilidades em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores".
  • Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos por meio de atividades lúdicas e escrita.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar e conjugar os verbos regulares no passado simples.
  • Habilidade dos alunos em empregar adequadamente as preposições de tempo.
  • Qualidade do uso dos conectores nas frases elaboradas pelos alunos.
  • Participação dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Capacidade dos alunos em compartilhar o que aprenderam nas estações.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades em cada estação.
  • Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos durante as atividades de escrita.
  • Dar feedback aos alunos sobre o que aprenderam em cada estação.
  • Acompanhar os alunos enquanto eles trabalham em grupo.
  • Desafiar os alunos a praticar as habilidades em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas atividades em grupo (jogos, exercícios etc.).
  • Demonstrar conhecimento prévio sobre o assunto.
  • Ser capaz de construir frases utilizando verbos regulares no passado simples, preposições de tempo e conectores.
  • Compartilhar o que aprenderam durante as atividades em grupo.
  • Praticar as habilidades de verbos regulares no passado simples em exercícios adicionais.