Aula sobre Verbos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Eles podem ser encontrados em todas as formas de textos, desde as notícias até as histórias em quadrinhos. É importante que os estudantes reconheçam o verbo como o núcleo da oração, pois isso ajuda a entender o sentido completo da frase. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos o tema, explicando o que são verbos, suas características e importância para a construção da frase e do texto.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão trabalhar em grupo para entender melhor o conceito de verbos. Eles poderão utilizar livros didáticos, dicionários e outros recursos que estiverem disponíveis na sala de aula. O objetivo é que cada grupo chegue a uma definição clara e objetiva do que são verbos.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo irá criar um desenho ou esquema que represente o conceito de verbos. Eles poderão utilizar papel, canetas e outros materiais que tiverem disponíveis. O objetivo é que cada grupo crie um esboço que represente de forma criativa e visual o que eles entenderam sobre os verbos.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo apresentará seu esboço para a turma e explicará como chegaram a essa representação. Em seguida, todos os grupos deverão decidir qual é o melhor esboço, considerando a clareza, a criatividade e a representação do conceito de verbos.Etapa 5 - Prototipar
A turma inteira irá criar um protótipo de uma história em quadrinhos utilizando verbos. O objetivo é que os alunos apliquem o conceito de verbos em uma história curta e criativa.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma, que irá avaliar as histórias considerando a utilização correta dos verbos e a criatividade na construção da história.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância dos verbos na construção das frases e dos textos e como a metodologia Design Sprint pode ser utilizada para desenvolver a criatividade e o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer o verbo como o núcleo da oração.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para promover a participação e o engajamento dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos verbos nas histórias em quadrinhos.
- Criatividade na construção das histórias.
- Participação e engajamento dos alunos durante todas as etapas da aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Orientar os alunos em relação à metodologia Design Sprint.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para entender o conceito de verbos.
- Criar um esboço criativo e visual que represente o conceito de verbos.
- Utilizar os verbos corretamente na construção da história em quadrinhos.