Aula sobre Verbos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Eles podem ser encontrados em todas as formas de textos, desde as notícias até as histórias em quadrinhos. É importante que os estudantes reconheçam o verbo como o núcleo da oração, pois isso ajuda a entender o sentido completo da frase. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema, explicando o que são verbos, suas características e importância para a construção da frase e do texto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão trabalhar em grupo para entender melhor o conceito de verbos. Eles poderão utilizar livros didáticos, dicionários e outros recursos que estiverem disponíveis na sala de aula. O objetivo é que cada grupo chegue a uma definição clara e objetiva do que são verbos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um desenho ou esquema que represente o conceito de verbos. Eles poderão utilizar papel, canetas e outros materiais que tiverem disponíveis. O objetivo é que cada grupo crie um esboço que represente de forma criativa e visual o que eles entenderam sobre os verbos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço para a turma e explicará como chegaram a essa representação. Em seguida, todos os grupos deverão decidir qual é o melhor esboço, considerando a clareza, a criatividade e a representação do conceito de verbos.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    A turma inteira irá criar um protótipo de uma história em quadrinhos utilizando verbos. O objetivo é que os alunos apliquem o conceito de verbos em uma história curta e criativa.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma, que irá avaliar as histórias considerando a utilização correta dos verbos e a criatividade na construção da história.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância dos verbos na construção das frases e dos textos e como a metodologia Design Sprint pode ser utilizada para desenvolver a criatividade e o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer o verbo como o núcleo da oração.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para promover a participação e o engajamento dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos verbos nas histórias em quadrinhos.
  • Criatividade na construção das histórias.
  • Participação e engajamento dos alunos durante todas as etapas da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Orientar os alunos em relação à metodologia Design Sprint.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para entender o conceito de verbos.
  • Criar um esboço criativo e visual que represente o conceito de verbos.
  • Utilizar os verbos corretamente na construção da história em quadrinhos.