Aula sobre Verbos
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Os verbos são uma das partes mais importantes da nossa língua e estão presentes em todas as nossas ações. Através deles, podemos expressar o que fazemos, o que sentimos e o que pensamos. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos de quem utiliza os verbos em seu dia a dia. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos que irão auxiliar os alunos a compreender o tema de forma mais clara.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente aos alunos o tema, suas características e importância. Convide os alunos a compartilhar exemplos de verbos que utilizam em seu cotidiano.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, seguindo os campos: “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”. Eles devem preencher cada campo com informações relacionadas ao uso dos verbos no cotidiano.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações contidas no mapa de empatia e compartilhar suas percepções sobre o uso dos verbos no cotidiano.Etapa 4 - Identificação dos verbos nas orações
Apesente exemplos de frases e peça para os alunos identificarem os verbos presentes em cada uma delas.Etapa 5 - Exercícios práticos
Os alunos irão realizar exercícios práticos, como completar frases com o verbo correto e criar frases utilizando verbos específicos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as respostas dos exercícios e compartilhar suas percepções sobre o uso dos verbos nas frases.Etapa 7 - Conclusão e avaliação
Conclua a aula reforçando a importância dos verbos na língua portuguesa e avaliando a participação dos alunos nas atividades propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o verbo como o núcleo das orações.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão dos alunos sobre a importância dos verbos no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Identificação correta dos verbos nas orações apresentadas.
- Desempenho satisfatório nos exercícios práticos propostos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Proporcionar exemplos práticos e didáticos que facilitem a compreensão do tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar corretamente os verbos nas orações apresentadas.
- Realizar os exercícios práticos propostos com dedicação e atenção.