Aula sobre Verbos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os verbos são extremamente importantes para a compreensão da língua portuguesa. Eles são responsáveis por indicar a ação ou o estado de um sujeito em uma frase, tornando-se o núcleo da oração. Sua utilização é fundamental para a construção de textos coerentes e coesos. No cotidiano, os verbos são encontrados em diversas situações, como em notícias de jornal, músicas, filmes, livros, entre outros. Trabalharemos com a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos criarão um jogo para fixar o conteúdo de maneira lúdica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema e sua importância na língua portuguesa. Mostre exemplos práticos de como os verbos são utilizados em diferentes situações e explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada nessa aula.

  2. Etapa 2 - Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até quatro pessoas. Cada grupo irá criar um jogo sobre verbos que contenha os seguintes campos: nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro

    Os alunos irão criar o mapa de registro do jogo, em que irão preencher os campos solicitados na etapa anterior. Auxilie os alunos nessa etapa, tirando dúvidas e dando sugestões.

  4. Etapa 4 - Criação do Jogo

    Com o mapa de registro pronto, os alunos irão criar o jogo utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como cartolinas, canetas coloridas, lápis de cor, entre outros. Oriente os alunos na criação do jogo e na criação dos desafios.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos deverão explicar como jogar e como o jogo pode auxiliar na fixação do conteúdo sobre verbos.

  6. Etapa 6 - Jogo em Sala de Aula

    Após as apresentações, os jogos serão utilizados em sala de aula para os alunos poderem fixar o conteúdo sobre verbos de maneira lúdica e divertida.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e sobre a metodologia utilizada. Os alunos poderão dar sugestões e fazer comentários sobre o que acharam da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer, em textos, o verbo como o núcleo das orações."
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de jogos.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade e clareza do mapa de registro do jogo.
  • Originalidade e criatividade do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação dos alunos no jogo em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Orientar os alunos na criação dos jogos.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante a criação dos jogos.
  • Auxiliar os alunos na apresentação dos jogos.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Dividir-se em grupos e trabalhar em equipe.
  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Criar o jogo utilizando a criatividade e originalidade.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar do jogo em sala de aula.