Aula sobre Verbos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os verbos são uma das classes de palavras mais importantes da língua portuguesa, por serem eles que indicam a ação ou o estado de ser dos sujeitos nas orações. É importante que os alunos saibam reconhecê-los para compreender melhor as mensagens que recebem e produzem. Utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso irá estimular a participação e o diálogo entre os estudantes, além de incentivar a reflexão e a análise crítica sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema, explicando sua importância na língua portuguesa. Em seguida, faça uma atividade de aquecimento, em que os alunos deverão identificar os verbos em uma lista de frases. Por exemplo, na frase “Eu gosto de estudar”, o verbo é “gosto”.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre o tema, levantando dúvidas e compartilhando conhecimentos. Cada grupo deverá escolher um representante para apresentar suas ideias para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação de um template de avaliação por rubrica

    Os alunos deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações para a criação do template.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma. O professor irá conduzir a discussão e os alunos deverão justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Exercício de fixação

    Os alunos irão resolver um exercício em que deverão identificar os verbos em um texto fornecido pelo professor. Em seguida, deverão explicar qual é a ação ou o estado de ser que o verbo indica.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma breve revisão sobre o que foi discutido na aula e responder às dúvidas que surgirem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer, em textos, o verbo como o núcleo das orações”.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os estudantes.
  • Incentivar a reflexão e a análise crítica sobre o assunto.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo.
  • Desenvolver a autoavaliação e o senso crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos verbos nas atividades propostas.
  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica completo e bem estruturado.
  • Justificativa coerente das escolhas efetuadas no template.
  • Resolução correta do exercício de fixação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar a criação do template de avaliação por rubrica.
  • Conduzir a discussão e incentivar a participação dos alunos.
  • Dar feedbacks sobre as atividades realizadas.
  • Tirar dúvidas e fazer uma revisão sobre o que foi discutido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica completo e bem estruturado.
  • Justificar suas escolhas no template.
  • Resolver corretamente o exercício de fixação.
  • Contribuir para um ambiente de aprendizagem colaborativo.