Aula sobre Verbos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos que acontecem no mundo. Eles são muito importantes na construção das orações e textos, por serem eles que dão vida e movimento às frases. Trabalharemos a habilidade de reconhecer o verbo como núcleo da oração. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis pelo seu próprio aprendizado. Construiremos um mapa conceitual, o qual é uma forma visual de organizar as informações, com uma ideia central e 8 sub-ideias, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos o tema e o objetivo da aula, explicando a importância dos verbos na construção das orações e textos. Faça perguntas aos alunos para verificar o conhecimento prévio sobre o tema.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Disponibilize um vídeo explicativo sobre verbos para os alunos assistirem fora da sala de aula. O vídeo deve ser objetivo e claro, com exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos devem construir um mapa conceitual sobre verbos. A ideia central deve ser “Verbos” e as sub-ideias podem ser: tipos de verbos (transitivo, intransitivo, de ligação), tempo verbal (presente, passado, futuro), modo verbal (indicativo, subjuntivo, imperativo), conjugação verbal, verbos irregulares, verbos regulares, verbos auxiliares e verbos reflexivos. Os alunos devem pesquisar e organizar as informações de forma clara e objetiva, com dois níveis de profundidade para cada sub-ideia.Etapa 4 - Debate em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir e trocar informações sobre os mapas conceituais construídos. Oriente-os e medie as discussões.Etapa 5 - Elaboração de frases
Os alunos devem elaborar frases com verbos para exercitar a identificação do verbo como núcleo da oração. Dê exemplos e oriente os alunos na elaboração das frases.Etapa 6 - Socialização das frases
Os alunos devem compartilhar as frases elaboradas com os colegas em sala de aula. Incentive a participação de todos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula, retomando os principais pontos e a importância dos verbos na construção das orações e textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer o verbo como núcleo da oração.
- Estimular a pesquisa e organização de informações através da construção de mapas conceituais.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção do mapa conceitual.
- Elaboração de frases com verbos corretamente identificados como núcleo da oração.
- Clareza e organização na exposição das informações na socialização das frases.
Ações do professor
- Orientar e mediar as discussões.
- Dar exemplos práticos e didáticos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e organizar informações na construção do mapa conceitual.
- Elaborar frases com verbos corretamente identificados como núcleo da oração.
- Participar ativamente nas discussões em grupo.