Aula sobre Verbos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos que acontecem no mundo. Eles são muito importantes na construção das orações e textos, por serem eles que dão vida e movimento às frases. Trabalharemos a habilidade de reconhecer o verbo como núcleo da oração. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis pelo seu próprio aprendizado. Construiremos um mapa conceitual, o qual é uma forma visual de organizar as informações, com uma ideia central e 8 sub-ideias, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema e o objetivo da aula, explicando a importância dos verbos na construção das orações e textos. Faça perguntas aos alunos para verificar o conhecimento prévio sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Disponibilize um vídeo explicativo sobre verbos para os alunos assistirem fora da sala de aula. O vídeo deve ser objetivo e claro, com exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos devem construir um mapa conceitual sobre verbos. A ideia central deve ser “Verbos” e as sub-ideias podem ser: tipos de verbos (transitivo, intransitivo, de ligação), tempo verbal (presente, passado, futuro), modo verbal (indicativo, subjuntivo, imperativo), conjugação verbal, verbos irregulares, verbos regulares, verbos auxiliares e verbos reflexivos. Os alunos devem pesquisar e organizar as informações de forma clara e objetiva, com dois níveis de profundidade para cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir e trocar informações sobre os mapas conceituais construídos. Oriente-os e medie as discussões.

  5. Etapa 5 - Elaboração de frases

    Os alunos devem elaborar frases com verbos para exercitar a identificação do verbo como núcleo da oração. Dê exemplos e oriente os alunos na elaboração das frases.

  6. Etapa 6 - Socialização das frases

    Os alunos devem compartilhar as frases elaboradas com os colegas em sala de aula. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, retomando os principais pontos e a importância dos verbos na construção das orações e textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer o verbo como núcleo da oração.
  • Estimular a pesquisa e organização de informações através da construção de mapas conceituais.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do mapa conceitual.
  • Elaboração de frases com verbos corretamente identificados como núcleo da oração.
  • Clareza e organização na exposição das informações na socialização das frases.

Ações do professor

  • Orientar e mediar as discussões.
  • Dar exemplos práticos e didáticos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e organizar informações na construção do mapa conceitual.
  • Elaborar frases com verbos corretamente identificados como núcleo da oração.
  • Participar ativamente nas discussões em grupo.