Aula sobre Verbs In The Infinitive Verbos No Infinitivo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, trabalharemos o tema "Verbos no infinitivo" utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares.

O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Exemplo: Quando falamos sobre rotinas diárias, é comum utilizarmos verbos no infinitivo, como "to eat" para "comer" ou "to study" para "estudar". Esses verbos estão presentes no nosso cotidiano e são importantes para nos comunicarmos de forma clara e objetiva em Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o tema a ser trabalhado e sua importância. Apresente exemplos de verbos no infinitivo presentes no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em duplas

    Os alunos serão divididos em duplas e cada dupla receberá uma folha para criação do seu mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Ideia central

    Em duplas, os alunos deverão escolher uma ideia central para criar o mapa conceitual. Exemplo de ideia central: "Rotina Diária".

  4. Etapa 4 - Sub-ideias

    Agora, cada dupla deverá criar 8 sub-ideias sobre o tema escolhido anteriormente.

    _Exemplo: "Acordar", "Tomar café da manhã", "Ir para a escola", "Ter aulas de_ _I__nglês", "Fazer atividades físicas", "Almoçar", "Estudar em casa", "Dormir"._


  5. Etapa 5 - Desenvolvimento das sub-ideias

    Cada dupla deverá desenvolver cada sub-ideia com dois níveis de profundidade.

    _Exemplo:_

    _Tomar café da manhã (Nível 1)_

    _Comer pão com manteiga (Nível 2)_

    _Tomar café com leite (Nível 2)_


  6. Etapa 6 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada dupla irá confeccionar e apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.

    Professor, faça interpretações e perguntas sobre determinados verbos no infinitivo utilizados nos mapas.


  7. Etapa 7 - Encerramento

    Reforce a importância da utilização dos verbos no infinitivo para comunicação em Inglês e incentive os alunos a continuarem a prática em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias em Inglês.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Incentivar a cooperação entre os alunos no processo de aprendizagem.
  • Aplicar a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares para o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado da língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Criação do mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Utilização correta dos verbos no infinitivo para descrever rotinas diárias em Inglês.
  • Participação ativa na criação do mapa conceitual em duplas e socialização com a turma.
  • Cooperação com o colega de dupla durante a atividade.
  • Iniciativa em buscar novos verbos e informações em Inglês sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar o tema e sua importância para a comunicação em Inglês.
  • Dividir os alunos em duplas e apresentar o objetivo da atividade.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e no desenvolvimento das sub-ideias.
  • Incentivar a cooperação entre os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Fazer interpretações e perguntas sobre determinados verbos no infinitivo utilizados nos mapas apresentados.

Ações do aluno

  • Cooperar com o colega de dupla na criação do mapa conceitual.
  • Pesquisar novos verbos e informações em Inglês sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente na aula e na atividade proposta.
  • Buscar criar sub-ideias criativas e desenvolver níveis de profundidade para cada uma delas.