Aula sobre Verbs In The Infinitive Verbos No Infinitivo
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
Exemplo: Quando falamos sobre rotinas diárias, é comum utilizarmos verbos no infinitivo, como "to eat" para "comer" ou "to study" para "estudar". Esses verbos estão presentes no nosso cotidiano e são importantes para nos comunicarmos de forma clara e objetiva em Inglês.
Etapa 1 - Introdução
Explique o tema a ser trabalhado e sua importância. Apresente exemplos de verbos no infinitivo presentes no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Divisão dos alunos em duplas
Os alunos serão divididos em duplas e cada dupla receberá uma folha para criação do seu mapa conceitual.Etapa 3 - Ideia central
Em duplas, os alunos deverão escolher uma ideia central para criar o mapa conceitual. Exemplo de ideia central: "Rotina Diária".Etapa 4 - Sub-ideias
Agora, cada dupla deverá criar 8 sub-ideias sobre o tema escolhido anteriormente._Exemplo: "Acordar", "Tomar café da manhã", "Ir para a escola", "Ter aulas de_ _I__nglês", "Fazer atividades físicas", "Almoçar", "Estudar em casa", "Dormir"._
Etapa 5 - Desenvolvimento das sub-ideias
Cada dupla deverá desenvolver cada sub-ideia com dois níveis de profundidade._Exemplo:_
_Tomar café da manhã (Nível 1)_
_Comer pão com manteiga (Nível 2)_
_Tomar café com leite (Nível 2)_
Etapa 6 - Socialização dos mapas conceituais
Cada dupla irá confeccionar e apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.Professor, faça interpretações e perguntas sobre determinados verbos no infinitivo utilizados nos mapas.
Etapa 7 - Encerramento
Reforce a importância da utilização dos verbos no infinitivo para comunicação em Inglês e incentive os alunos a continuarem a prática em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias em Inglês.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de mapas conceituais.
- Incentivar a cooperação entre os alunos no processo de aprendizagem.
- Aplicar a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares para o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
- Despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado da língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Criação do mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Utilização correta dos verbos no infinitivo para descrever rotinas diárias em Inglês.
- Participação ativa na criação do mapa conceitual em duplas e socialização com a turma.
- Cooperação com o colega de dupla durante a atividade.
- Iniciativa em buscar novos verbos e informações em Inglês sobre o tema.
Ações do professor
- Explicar o tema e sua importância para a comunicação em Inglês.
- Dividir os alunos em duplas e apresentar o objetivo da atividade.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e no desenvolvimento das sub-ideias.
- Incentivar a cooperação entre os alunos na construção do mapa conceitual.
- Fazer interpretações e perguntas sobre determinados verbos no infinitivo utilizados nos mapas apresentados.
Ações do aluno
- Cooperar com o colega de dupla na criação do mapa conceitual.
- Pesquisar novos verbos e informações em Inglês sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente na aula e na atividade proposta.
- Buscar criar sub-ideias criativas e desenvolver níveis de profundidade para cada uma delas.