Aula sobre Verbs In The Infinitive Verbos No Infinitivo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre verbos no infinitivo. Contextualize o assunto explicando como os verbos estão presentes no nosso cotidiano e como são importantes para a comunicação em Inglês, por exemplo, ao falar sobre interesses pessoais, rotinas cotidianas, hobbies ou atividades em família.

O objetivo da metodologia Design Thinking é estimular a criatividade e a reflexão dos alunos sobre o assunto, a fim de construir aprendizado e soluções diferenciadas.


  1. Etapa 1 -

    Explique para os alunos o que são verbos no infinitivo e como eles são usados em Inglês.

  2. Etapa 2 -

    Entregue um tema para os alunos (como interesses pessoais, rotinas cotidianas, _hobbies_ ou atividades em família) e peça que desenhem um mapa de empatia, preenchendo todos os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

    Avalie segundo a criatividade e a profundidade da reflexão.


  3. Etapa 3 -

    Peça aos alunos que encontrem verbos no infinitivo que possam ser usados no contexto de suas rotinas diárias, _hobbies_ ou atividades em família e que façam frases para apresentar suas atividades em Inglês. Professor, corrija e auxilie na pronúncia e na gramática.

  4. Etapa 4 -

    Os alunos devem apresentar suas frases para a turma e os colegas devem ouvir/aprender a conjugação dos verbos usados. Professor, registre os verbos em um cartaz e o fixe na sala de aula.

  5. Etapa 5 -

    Repita o exercício acima, mas desta vez, os alunos devem usar o verbo "to be" no presente do indicativo para identificar pessoas.

    Por exemplo: "I am a student", "She is a teacher", etc.

    Novamente, os alunos devem apresentar suas frases para a turma e os colegas devem ouvir/aprender a conjugação do verbo to be usado.


  6. Etapa 6 -

    Faça alguns exercícios em sala de aula que envolvam verbos no infinitivo e verbos to be.

    Estes exercícios podem envolver jogos, atividades em grupo ou questionários online para testar a compreensão dos alunos.


  7. Etapa 7 -

    Na conclusão, revise os principais pontos e resuma o que foi estudado pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a reflexão sobre o tema.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Promover o trabalho em equipe.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todos os momentos da atividade.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação das frases em Inglês.
  • Compreensão da conjugação de verbos no infinitivo e verbos to be.
  • Participação ativa em todo o processo da atividade.
  • Criatividade na resolução das atividades propostas.

Ações do professor

  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos.
  • Orientar os alunos em relação à gramática e pronúncia das palavras.
  • Criar atividades variadas e lúdicas que despertem o interesse dos alunos.
  • Observar a participação e o desempenho dos alunos em todos os momentos da atividade.
  • Promover o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todos os momentos da atividade.
  • Realizar as atividades propostas com dedicação e empenho.
  • Ser criativo e reflexivo no mapa de empatia sobre o tema proposto.
  • Elaborar frases em inglês com correção gramatical.
  • Trabalhar em equipe com respeito e colaboração.