Aula sobre Verbs In The Infinitive Verbos No Infinitivo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Verbos no infinitivo são uma parte fundamental do aprendizado da língua inglesa. Ao entender os verbos no infinitivo, os alunos podem começar a construir frases em inglês e comunicar-se em situações do dia a dia.

Nesta atividade, vamos trabalhar o presente do indicativo, a fim de identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa do Estudo de Caso, na qual os alunos terão um papel ativo em todo o processo, desde a definição do tema até a apresentação da solução.


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie apresentando os verbos no infinitivo e explicando sua função na língua inglesa.

  2. Etapa 2 - Definição do tema

    Divida a turma em grupos e solicite que eles escolham um tema relacionado ao uso de verbos no infinitivo no cotidiano.

    Em seguida, cada grupo deve definir um problema relacionado a esse tema.

    Exemplo: To run (Correr)

    Possível problema: Quais são os preparativos necessários à prática esportiva da corrida? (Selecionar um tênis adequado, fazer exames médicos de rotina, começar de forma mais leve, entre outros).


  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Cada grupo pesquisará sobre o problema que definiram e levantará informações relevantes para a análise do tema.

    Para isso, os estudantes poderão realizar entrevistas com pessoas da sala, pesquisar em livros, sites ou outras fontes.


  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados levantados, os grupos realizarão uma análise do contexto, identificando as causas do problema e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos compartilharão os dados obtidos em suas pesquisas. Eles também poderão comparar as diferentes soluções propostas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo apresentará a solução que propõe para o problema identificado, com base em suas pesquisas e análises.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua solução para a turma, a fim de compartilhar resultados e aprendizados. Professor, incentive a turma quanto à criação de infográficos para disseminação visual das informações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico a partir da metodologia ativa Estudo de Caso.
  • Estímulo à pesquisa e à criatividade na busca de soluções para problemas cotidianos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência na análise do contexto.
  • Criatividade e originalidade na proposta de solução.
  • Clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Orientar a turma quanto à metodologia Estudo de Caso.
  • Auxiliar os grupos nas pesquisas e análises.
  • Estimular a criatividade na proposta de soluções.
  • Realizar uma avaliação clara e justa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e colaborar com o grupo.
  • Realizar pesquisas e análises de forma responsável e ética.
  • Propor soluções criativas e coerentes.
  • Elaborar uma apresentação clara e objetiva.
  • Aplicar o que foi aprendido em situações cotidianas.