Aula sobre Verbs In The Infinitive Verbos No Infinitivo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os verbos no infinitivo são muito importantes na construção de frases em Inglês. Eles indicam ação, propósito, intenção e outros tipos de informações relevantes.

Nesta atividade, trabalharemos com a conjugação dos verbos e a utilização do presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.

Para isso, utilizaremos a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos desenvolverão habilidades diferentes em cada uma das atividades propostas.


  1. Etapa 1 -

    Inicie realizando uma revisão com os alunos sobre o verbo "to be", apresentando a forma afirmativa, negativa e interrogativa. Dê exemplos práticos para que os alunos compreendam bem as diferenças.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e começarão a rodar pelas estações montadas em sala.

    Estação 1 - Jogo de Tabuleiro

    Na primeira estação, o professor disponibilizará um jogo de tabuleiro para que os alunos pratiquem a conjugação dos verbos no infinitivo. O jogo é composto por um tabuleiro, peões e cartas para sortear. Os alunos jogarão em duplas e terão que escolher duas cartas de verbos no infinitivo e, em seguida, conjugar os verbos no presente do indicativo. O objetivo é alcançar o final do tabuleiro como vencedor.

    Estação 2 - Lista de Verbos

    Na segunda estação, os alunos trabalharão com a escrita. Distribuia uma lista de verbos no infinitivo e peça que os alunos escrevam pelo menos três frases utilizando o presente do indicativo para descrever uma atividade diária utilizando cada verbo. Revise as frases dos alunos e corrija possíveis erros.

    Estação 3 - Construção de diálogos

    Na terceira estação, os alunos trabalharão com a oralidade. Distribua cartões com verbos no infinitivo e peça que, em duplas, os alunos construam diálogos utilizando a conjugação correta dos verbos no presente do indicativo. O objetivo é praticar a pronúncia e a fluência em Inglês.


  3. Etapa 3 -

    Após a conclusão das estações, todos os grupos se reunirão para o fechamento. Faça uma avaliação geral da atividade e revise os pontos mais importantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de conjugação dos verbos em Inglês;
  • Incentivar a comunicação oral em Inglês;
  • Estimular a escrita em Inglês para descrever atividades diárias;
  • Promover o trabalho coletivo e em grupo.

Critérios de avaliação

  • Conjugação correta dos verbos no presente do indicativo;
  • Oralidade fluente e com boa pronúncia em Inglês;
  • Escrita correta em Inglês;
  • Trabalho coletivo e em grupo;
  • Participação efetiva nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Revisar os conteúdos anteriores para fixação do conteúdo;
  • Disponibilizar atividades diferentes para que os alunos desenvolvam habilidades distintas;
  • Dar orientações claras sobre como realizar as atividades;
  • Avaliar as atividades dos alunos e orientá-los quanto a possíveis erros;
  • Realizar um fechamento sobre a aula e as atividades desenvolvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Praticar a conjugação dos verbos no presente do indicativo;
  • Escrever frases utilizando verbos no infinitivo;
  • Dialogar em dupla utilizando verbos no infinitivo conjugados;
  • Cooperar com o grupo e participar das atividades de forma colaborativa.