Aula sobre Verbs In The Infinitive Verbos No Infinitivo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, trabalharemos com a conjugação dos verbos e a utilização do presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
Para isso, utilizaremos a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos desenvolverão habilidades diferentes em cada uma das atividades propostas.
Etapa 1 -
Inicie realizando uma revisão com os alunos sobre o verbo "to be", apresentando a forma afirmativa, negativa e interrogativa. Dê exemplos práticos para que os alunos compreendam bem as diferenças.Etapa 2 - Rotação por Estações
Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e começarão a rodar pelas estações montadas em sala.Estação 1 - Jogo de Tabuleiro
Na primeira estação, o professor disponibilizará um jogo de tabuleiro para que os alunos pratiquem a conjugação dos verbos no infinitivo. O jogo é composto por um tabuleiro, peões e cartas para sortear. Os alunos jogarão em duplas e terão que escolher duas cartas de verbos no infinitivo e, em seguida, conjugar os verbos no presente do indicativo. O objetivo é alcançar o final do tabuleiro como vencedor.
Estação 2 - Lista de Verbos
Na segunda estação, os alunos trabalharão com a escrita. Distribuia uma lista de verbos no infinitivo e peça que os alunos escrevam pelo menos três frases utilizando o presente do indicativo para descrever uma atividade diária utilizando cada verbo. Revise as frases dos alunos e corrija possíveis erros.
Estação 3 - Construção de diálogos
Na terceira estação, os alunos trabalharão com a oralidade. Distribua cartões com verbos no infinitivo e peça que, em duplas, os alunos construam diálogos utilizando a conjugação correta dos verbos no presente do indicativo. O objetivo é praticar a pronúncia e a fluência em Inglês.
Etapa 3 -
Após a conclusão das estações, todos os grupos se reunirão para o fechamento. Faça uma avaliação geral da atividade e revise os pontos mais importantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de conjugação dos verbos em Inglês;
- Incentivar a comunicação oral em Inglês;
- Estimular a escrita em Inglês para descrever atividades diárias;
- Promover o trabalho coletivo e em grupo.
Critérios de avaliação
- Conjugação correta dos verbos no presente do indicativo;
- Oralidade fluente e com boa pronúncia em Inglês;
- Escrita correta em Inglês;
- Trabalho coletivo e em grupo;
- Participação efetiva nas atividades propostas.
Ações do professor
- Revisar os conteúdos anteriores para fixação do conteúdo;
- Disponibilizar atividades diferentes para que os alunos desenvolvam habilidades distintas;
- Dar orientações claras sobre como realizar as atividades;
- Avaliar as atividades dos alunos e orientá-los quanto a possíveis erros;
- Realizar um fechamento sobre a aula e as atividades desenvolvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Praticar a conjugação dos verbos no presente do indicativo;
- Escrever frases utilizando verbos no infinitivo;
- Dialogar em dupla utilizando verbos no infinitivo conjugados;
- Cooperar com o grupo e participar das atividades de forma colaborativa.