Aula sobre Verbs In The Infinitive Verbos No Infinitivo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão explorar o tema "Verbos no infinitivo" e como usá-los corretamente em frases no presente do indicativo para descrever rotinas diárias.

É importante lembrar que o uso correto dos verbos no infinitivo é fundamental para a comunicação em inglês, e que esta aula irá fornecer uma base sólida para a construção da fluência na língua.

Os alunos vão aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criar um mapa conceitual a partir do tema principal e suas sub-ideias.


  1. Etapa 1 - Aula Invertida (antes do dia da atividade)

    Disponibilize previamente um vídeo ou texto para que os alunos estudem antes do dia da atividade. O conteúdo deve abordar o uso correto dos verbos no infinitivo, a identificação de pessoas/pronomes pessoais e a descrição de rotinas diárias.

  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Apresente o tema e explique a importância do uso correto dos verbos no infinitivo, retomando os exemplos presentes no vídeo ou texto fornecido previamente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem formar grupos e, com base no tema principal e suas sub-ideias, criar um mapa conceitual com duas camadas de profundidade. Este mapa deve incluir exemplos práticos e didáticos para cada sub-ideia referente a rotinas diárias.

  4. Etapa 4 - Apresentação e discussão dos mapas conceituais

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais e discutir as diferentes abordagens e ideias apresentadas. Professor, oriente a discussão e incentive a participação ativa dos alunos.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre reforçando a importância do uso correto dos verbos no infinitivo e dê um feedback geral sobre o mapa conceitual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e compreensão em Inglês
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão de ideias
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso correto dos verbos no infinitivo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo
  • Criação do mapa conceitual com duas camadas de profundidade
  • Apresentação clara e didática dos mapas conceituais
  • Uso correto dos verbos no infinitivo em frases no presente do indicativo
  • Capacidade de identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias

Ações do professor

  • Orientar a discussão em grupo
  • Sanar dúvidas
  • Incentivar a participação ativa dos alunos
  • Dar feedback sobre o mapa conceitual
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso correto dos verbos no infinitivo

Ações do aluno

  • Estudar previamente o conteúdo disponibilizado
  • Participar ativamente das discussões em grupo
  • Criar um mapa conceitual com duas camadas de profundidade
  • Apresentar claramente o mapa conceitual
  • Utilizar corretamente os verbos no infinitivo em frases no presente do indicativo.