Aula sobre Verbs In The Infinitive Verbos No Infinitivo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos vão explorar o tema "Verbos no infinitivo" e como usá-los corretamente em frases no presente do indicativo para descrever rotinas diárias.
É importante lembrar que o uso correto dos verbos no infinitivo é fundamental para a comunicação em inglês, e que esta aula irá fornecer uma base sólida para a construção da fluência na língua.
Os alunos vão aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criar um mapa conceitual a partir do tema principal e suas sub-ideias.
Etapa 1 - Aula Invertida (antes do dia da atividade)
Disponibilize previamente um vídeo ou texto para que os alunos estudem antes do dia da atividade. O conteúdo deve abordar o uso correto dos verbos no infinitivo, a identificação de pessoas/pronomes pessoais e a descrição de rotinas diárias.Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)
Apresente o tema e explique a importância do uso correto dos verbos no infinitivo, retomando os exemplos presentes no vídeo ou texto fornecido previamente.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem formar grupos e, com base no tema principal e suas sub-ideias, criar um mapa conceitual com duas camadas de profundidade. Este mapa deve incluir exemplos práticos e didáticos para cada sub-ideia referente a rotinas diárias.Etapa 4 - Apresentação e discussão dos mapas conceituais
Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais e discutir as diferentes abordagens e ideias apresentadas. Professor, oriente a discussão e incentive a participação ativa dos alunos.Etapa 5 - Encerramento
Encerre reforçando a importância do uso correto dos verbos no infinitivo e dê um feedback geral sobre o mapa conceitual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação e compreensão em Inglês
- Estimular o trabalho em grupo e a discussão de ideias
- Promover a reflexão crítica sobre o uso correto dos verbos no infinitivo
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo
- Criação do mapa conceitual com duas camadas de profundidade
- Apresentação clara e didática dos mapas conceituais
- Uso correto dos verbos no infinitivo em frases no presente do indicativo
- Capacidade de identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias
Ações do professor
- Orientar a discussão em grupo
- Sanar dúvidas
- Incentivar a participação ativa dos alunos
- Dar feedback sobre o mapa conceitual
- Estimular a reflexão crítica sobre o uso correto dos verbos no infinitivo
Ações do aluno
- Estudar previamente o conteúdo disponibilizado
- Participar ativamente das discussões em grupo
- Criar um mapa conceitual com duas camadas de profundidade
- Apresentar claramente o mapa conceitual
- Utilizar corretamente os verbos no infinitivo em frases no presente do indicativo.