Aula sobre Verso Estrofe E Rima

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade de Aprendizagem Entre Pares sobre verso, estrofe e rima, os alunos serão desafiados a explorar e compreender os elementos estruturais da poesia. Por meio de pesquisas individuais e da troca de conhecimentos em duplas, os alunos irão explorar os conceitos de verso, estrofe e rima, analisar exemplos de poemas e criar seus próprios poemas utilizando esses elementos. A atividade visa desenvolver a compreensão dos alunos sobre a estrutura poética, incentivando a criatividade e a expressão artística. Durante o processo, os alunos terão a oportunidade de colaborar, discutir ideias e fornecer feedback uns aos outros, promovendo a aprendizagem ativa e a construção coletiva do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Organização das duplas

    Divida a turma em duplas, preferencialmente de forma heterogênea, para haver uma troca de conhecimentos e habilidades entre os alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa individual

    Cada aluno deve pesquisar e estudar sobre os conceitos de verso, estrofe e rima na poesia, utilizando materiais didáticos, livros ou recursos on-line.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento das pesquisas

    Os alunos se reúnem com suas duplas e compartilham as informações e conhecimentos adquiridos. Cada aluno tem a oportunidade de explicar e discutir os conceitos com seu parceiro, esclarecendo dúvidas e fortalecendo a compreensão mútua.

  4. Etapa 4 - Análise de poemas

    As duplas recebem uma seleção de poemas previamente escolhidos, que contenham exemplos claros de versos, estrofes e rimas. Os alunos devem identificar e marcar os versos, estrofes e padrões de rimas em cada poema.

  5. Etapa 5 - Discussão em pares

    As duplas analisam os poemas juntas, discutindo suas observações, compartilhando suas interpretações e tirando dúvidas. É encorajado que eles explorem a relação entre a estrutura e o sentido do poema.

  6. Etapa 6 - Elaboração de um poema

    Cada dupla é desafiada a criar um poema utilizando os elementos estudados (verso, estrofe e rima). Eles podem usar sua criatividade para experimentar diferentes formas e combinações, aplicando os conceitos de forma consciente.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos poemas

    As duplas compartilham seus poemas com a turma, explicando as escolhas feitas em relação à estrutura e aos elementos estudados. A turma pode fornecer feedback construtivo e trocar ideias sobre as diferentes abordagens utilizadas.

  8. Etapa 8 - Reflexão final

    Os alunos são incentivados a refletir sobre a atividade, identificar os aprendizados adquiridos e compartilhar como a compreensão dos elementos estruturais impactou suas produções poéticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os conceitos de verso, estrofe e rima na poesia;
  • Identificar e analisar a estrutura dos poemas, relacionando-a ao seu significado;
  • Desenvolver a habilidade de criar poemas utilizando versos, estrofes e rimas de forma correta e criativa;
  • Promover a troca de conhecimentos e a colaboração entre os alunos por meio da aprendizagem entre pares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades individuais e em duplas;
  • Compreensão dos conceitos de verso, estrofe e rima;
  • Capacidade de identificar e marcar os elementos estruturais em poemas dados;
  • Criatividade e originalidade na criação de um poema utilizando os elementos estudados;
  • Apresentação clara e coerente dos poemas, destacando as escolhas feitas em relação à estrutura e aos elementos.

Ações do professor

  • Organizar as duplas de alunos e orientá-los durante a pesquisa;
  • Fornecer materiais de pesquisa sobre os conceitos de verso, estrofe e rima;
  • Selecionar poemas que exemplifiquem claramente os elementos estudados;
  • Facilitar as discussões em pares, fornecendo suporte e esclarecendo dúvidas;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação dos poemas;

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas individuais sobre os conceitos de verso, estrofe e rima;
  • Compartilhar informações e conhecimentos com o parceiro de aprendizagem;
  • Analisar poemas dados e identificar os versos, estrofes e padrões de rimas;
  • Participar ativamente das discussões em pares, compartilhando observações e interpretando os poemas;
  • Criar um poema original utilizando os elementos estudados, apresentar o poema para a turma, participar das discussões e fornecer feedback construtivo aos colegas.