Aula sobre Verso Estrofe E Rima

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Versos, estrofes e rimas são elementos fundamentais da poesia. Eles são utilizados para criar efeitos sonoros e rítmicos que podem tornar os poemas mais atraentes e emocionantes. Esses elementos podem ser encontrados em diversas formas de poesia, desde as mais tradicionais, como sonetos, até as mais modernas, como poesias visuais e vídeo-poemas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre esses elementos e como eles podem ser utilizados para criar poemas interessantes e criativos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da atividade, explicando o que são versos, estrofes e rimas e como eles são utilizados na poesia. Para tornar a explicação mais interessante, o professor pode utilizar exemplos de poesias conhecidas, como "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles, e "Soneto de Fidelidade", de Vinicius de Moraes.

  2. Etapa 2 - Explorando exemplos

    Em seguida, os alunos irão explorar diferentes exemplos de poemas, identificando os versos, estrofes e rimas presentes em cada um. Você pode fornecer uma lista de poemas para os alunos escolherem ou selecionar alguns exemplos para a turma. O objetivo é que os alunos percebam como esses elementos são utilizados de diferentes maneiras na poesia.

  3. Etapa 3 - Criando poemas em grupos

    Agora é hora de colocar a mão na massa! Os alunos irão trabalhar em grupos para criar seus próprios poemas, utilizando versos, estrofes e rimas de forma criativa. Você pode propor alguns temas para os poemas ou deixar que os alunos escolham livremente. Para ajudar na criação, você pode fornecer alguns recursos, como dicionários de rimas ou sugestões de estruturas poéticas.

  4. Etapa 4 - Criando a fanzine

    Com os poemas prontos, os alunos irão criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte será dedicada a um poema, que deverá ser ilustrado e diagramado pelos alunos. Forneça materiais como papel, tesoura, cola, canetinhas e lápis de cor para ajudar na criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Com os fanzines prontos, os grupos irão apresentar seus poemas para a turma. Cada grupo terá alguns minutos para falar sobre seus poemas e mostrar seu fanzine. Incentive a criatividade na apresentação, sugerindo que os alunos criem performances ou recitem seus poemas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Para finalizar a atividade, conduza uma reflexão com os alunos, perguntando sobre o que eles aprenderam e como se sentiram ao criar seus próprios poemas. O objetivo é que os alunos percebam como a poesia pode ser uma forma de expressão criativa e emocionante.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar poemas com versos, estrofes e rimas;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de poemas e na apresentação dos trabalhos;
  • Promover a integração entre os alunos através do trabalho em grupo;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da poesia como forma de expressão.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos de poesia (versos, estrofes e rimas);
  • Criatividade na escolha dos temas e na elaboração dos poemas;
  • Qualidade da apresentação do fanzine e dos poemas;
  • Participação e colaboração dos alunos no trabalho em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação e a importância da poesia.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de poesias conhecidas para ilustrar os elementos de poesia;
  • Fornecer recursos e materiais para a criação dos poemas e do fanzine;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação dos poemas e na apresentação dos trabalhos;
  • Conduzir a reflexão final sobre o processo de criação e a importância da poesia como forma de expressão.

Ações do aluno

  • Identificar os elementos de poesia (versos, estrofes e rimas) em diferentes exemplos de poemas;
  • Trabalhar em grupo para criar poemas criativos e originais;
  • Ilustrar e diagramar os poemas no fanzine;
  • Apresentar os poemas e a fanzine para a turma de forma criativa e envolvente;
  • Refletir sobre o processo de criação e a importância da poesia como forma de expressão.