Aula sobre Verso Estrofe E Rima

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre verso, estrofe e rima, elementos fundamentais para a criação de poemas. Esses elementos podem ser encontrados em diversas formas de expressão artística, como na música, na literatura e até mesmo na publicidade. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que incentiva a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades como argumentação e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma introdução sobre o tema, explicando o que são versos, estrofes e rimas. Apresente exemplos de poemas que utilizam esses elementos, como "Soneto de Fidelidade", de Vinicius de Moraes, e "O Tempo não Para", de Cazuza.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre a importância dos elementos apresentados na etapa anterior para a construção de um poema. Cada grupo deverá criar um argumento para defender sua opinião.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos participarão de um debate crítico, no qual terão que apresentar seus argumentos e rebater os argumentos dos outros grupos. Faça a mediação do debate, garantindo que as regras do MDC sejam seguidas.

  4. Etapa 4 - Criação de poemas

    Os alunos deverão criar poemas utilizando versos livres ou de forma fixa, como quadras e sonetos. Eles também poderão explorar recursos visuais, semânticos e sonoros, como cadências, ritmos e rimas. Incentive a criatividade dos alunos e auxilie-os no processo de criação.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido, para avaliar a apresentação dos poemas dos colegas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos poemas

    Cada grupo deverá apresentar seu poema para a turma. Durante as apresentações, os alunos deverão prestar atenção aos recursos utilizados pelos colegas e analisar a relação entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros utilizados.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos deverão realizar uma reflexão sobre o que aprenderam durante a atividade e como podem aplicar esses conhecimentos em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e criatividade dos alunos;
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Promover a reflexão sobre a importância dos elementos apresentados para a construção de um poema;
  • Incentivar a utilização de recursos visuais, semânticos e sonoros na criação de poemas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos elementos apresentados na atividade (verso, estrofe e rima);
  • Criatividade na utilização de recursos visuais, semânticos e sonoros na criação do poema;
  • Coerência e coesão na construção do poema;
  • Utilização correta da língua portuguesa (ortografia, gramática e pontuação);
  • Apresentação clara e objetiva do poema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Mediador do debate crítico, garantindo que as regras do MDC sejam seguidas;
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação dos poemas;
  • Auxiliar os alunos no processo de criação e na utilização dos recursos visuais, semânticos e sonoros.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Discutir em grupo sobre a importância dos elementos apresentados na atividade;
  • Criar um poema utilizando versos livres ou de forma fixa, explorando recursos visuais, semânticos e sonoros;
  • Apresentar o poema para a turma e avaliar as apresentações dos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica;
  • Realizar uma reflexão sobre o que aprenderam durante a atividade.